O professor do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ, Pedro Henrique Campos, foi entrevistado pela BBC Brasil sobre os casos de corrupção entre empreiteiras e Governo deflagrados pela Operação Lava Jato.
Campos diz que não se surpreendeu com os detalhes das relações escusas reveladas pela Operação liderada pelo juiz Sérgio Moro.
— Não me surpreende nem um pouco, pelo contrário. Essas delações estão desnudando um processo que, não só eu sabia que existia, mas acho que era abertamente conhecido. Só que agora estão sendo revelados os detalhes — opinou o docente que pesquisou a história dessas empresas, e em especial seus laços com a ditadura militar (1964-1985), em sua tese de doutorado pela UFF, que deu origem ao livro Estranhas Catedrais .
Para ler os trechos da entrevista publicada pelo portal de notícias UOL no dia 16 de dezembro de 2016, acesse: https://noticias.terra.com.br/brasil/politica/lava-jato/pagamento-de-propinas-por-empreiteiras-se-consolidou-durante-ditadura-diz-historiador,0b4b2d82c673ea6920f402ec063c2744tqjz477b.html