A UFRRJ, representada pela coordenadora de comunicação Fernanda Barbosa, esteve presente na 1ª Reunião Plenária do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (CGC), realizada em Brasília, nos dias 21 e 22 de novembro.
A reunião, ocorrida na sede da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior), teve como objetivo apresentar as principais diretrizes do Colégio de Gestores de Comunicação, fundado em 28 de setembro deste ano, durante a CLVI Reunião Ordinária da Andifes, na qual foi aprovado seu regimento.
A função primeira do CGC é assessorar a Andifes na área de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e desenvolver políticas nacionais de comunicação social para as mesmas.
No primeiro dia de reunião, Gustavo Balduino, secretário executivo da Andifes, abriu os debates ressaltando a importância da criação do Colégio, especialmente no contexto sócio-político atual:
– Com a criação deste Colégio, estamos inaugurando uma nova fase para a Andifes também, dada a importância do colegiado formado. O CGC tem todo potencial para ser extremamente relevante para a Andifes e, consequentemente, para as instituições de ensino superior. Estamos vivendo um contexto político extremamente relevante e complexo, um momento de ebulição social, com ocupações em reitorias, greves de técnicos e docentes; por isso, parabéns pela criação deste Colégio. É uma grande conquista.
Bruno Carvalho, coordenador de comunicação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e membro do Comitê Gestor, destacou o papel da comunicação em defesa das universidades públicas:
– Depois de dez anos de eventos de comunicadores junto à Andifes, essa é nossa 1ª reunião enquanto colegiado. É um marco. É uma vitória e uma responsabilidade nossa. Devemos entender a comunicação como estratégia de defesa das universidades públicas e gratuitas. Nosso papel com este Colégio é defender essas instituições.
Bruno completou sua fala ressaltando a necessidade da criação de um ambiente de aprendizado no Colégio, voltado para assessores de comunicação de universidades públicas. E, durante todo o primeiro dia, foi exatamente isso o que o público composto por comunicadores das Ifes presenciou nas palestras e debates. Temas como “Gestão de Crises nas Ifes”; “Comunicação Pública de Qualidade”; “Democratização da Mídia” entraram em pauta e mesas de experiências tratando de “Redes Sociais e Ferramentas Digitais”, “Divulgação Científica” e “Políticas de Comunicação”, entre outros assuntos relevantes e comuns entre as mais diversas instituições de ensino, foram apreciados.
No segundo dia do encontro, a plenária elegeu os membros da Diretoria Executiva do colegiado. Bruno Leal de Carvalho (UFSJ) foi eleito diretor; Alessandra Castilho (UFABC) é vice-diretora; enquanto Amanda Monteiro (UFVJM) foi eleita como 1ª secretária.
O próximo encontro do Colégio será nos dias 17 e 18 de agosto de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Até lá, assessores de comunicação de todas as Ifes permanecerão trocando experiências e estabelecendo parcerias para o fortalecimento de suas respectivas instituições.
Por Fernanda Barbosa/CCS