Aconteceu nesta quinta-feira, 29 de outubro, a exposição “Passeando entre cristais”, percurso guiado realizado no Museu de Rochas e Minerais (MRM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A exposição busca desmistificar a geologia por meio de experiências práticas, jogos e contato direto com acervos raros. A iniciativa é conduzida pela professora Soraya Almeida, do Instituto de Geociências (Igeo/UFRRJ), também curadora do museu.
A visita leva os participantes por uma jornada que aborda a estrutura dos cristais, os processos de formação das rochas e a utilidade dos minerais no dia a dia. Durante a atividade, os visitantes percorrem salas temáticas organizadas por grupos minerais e tipos de rochas.
O acervo reúne exemplares importantes, incluindo cristais raros provenientes de rochas vulcânicas doados por pesquisadores do Rio Grande do Sul, além de marcas de ondas de antigas praias preservadas em rochas. Um dos destaques da mostra são as estruturas fósseis produzidas por bactérias com mais de 600 milhões de anos, registradas entre os primeiros seres vivos da Terra, que os visitantes têm a oportunidade de tocar e analisar o contraste das estruturas.
Para fixar o aprendizado, a equipe prepara dinâmicas adaptadas a diferentes faixas etárias. Enquanto as crianças menores participam de “caças ao tesouro”, os adolescentes e jovens são engajados por meio de um quiz que associa os elementos geológicos presentes no jogo Minecraft aos minerais da vida real.
Embora a exposição integre a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ permanece de portas abertas ao longo de todo o ano letivo para receber turmas escolares de diversos municípios do estado, além de visitantes individuais e famílias interessadas em rochas e minerais.




Acompanhe a cobertura completa sobre a SNCT no site snct.im.ufrrj.br
Conheça o MRM!
O Museu está aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Acompanhe as atualizações em: https://www.instagram.com/mrm.ufrrj/
E-mail: museurm@ufrrj.br
Texto e Imagens: Maria Fernanda Sueth, estudante de Jornalismo e estagiária da CCS/UFRRJ.



