A professora Maria Villarreal (Relações Internacionais/UFRRJ) é uma das autoras da obra ‘Atlas da Política Externa Externa Brasileira: Governos Temer e Bolsonaro’ (Clacso/Rio Books).
A docente – que também atua no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) – escreveu o capítulo “Migrações e brasileiros no exterior”, ao lado de Sérgio Mecena Neto. O texto analisa a política migratória e a política externa em matéria de migrações durante o governo Bolsonaro.
O Atlas foi coordenado pelos pesquisadores Rubens Duarte, Magno Klein, Carlos Milani e Niury Novacek. O projeto foi desenvolvido pelo Ateliê de Cartografia do Labmundo, em parceria com Clacso e Rio Books.
Produzido ao longo de quatro anos, o Atlas dá continuidade à série iniciada pelo Labmundo em 2014 e analisa, por meio de mapas, infográficos e cartografia temática, a política externa brasileira entre 2016 e 2022, combinando linguagem acessível e rigor científico.
A obra conta com o prefácio de Adriana Erthal Abdenur e está organizada em cinco partes: ‘Democracia em crise’; ‘Atores domésticos da desconstrução’; ‘Brasil como fator de instabilidade regional’; ‘Brasil isolado do Mundo?’; e ‘Resistência e Transição’.
O Atlas está disponível gratuitamente em: https://libreria.clacso.org
(Com informações da profa. María del Carmen Villarreal Villamar)




