A pesquisa desenvolvida por docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) sobre o uso de inteligência artificial na restauração da Mata Atlântica foi destaque em reportagem publicada pelo The Conversation Brasil, no dia 27 de agosto.
A matéria é assinada pelos professores da UFRRJ Aroldo Ferreira Lopes Machado e Bruno Araújo Furtado de Mendonça; pelo doutorando Jhiorranni Freitas Souza; e por Marcos Paulo Cavalcante Fonseca. O estudo reúne pesquisadores dos Institutos de Agronomia e de Florestas da Universidade e está vinculado aos grupos de pesquisa Plantas Daninhas e Pesticidas no Ambiente e Restauração Florestal.
A matéria também contou com a colaboração de José Manuel Peña, pesquisador vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), na Espanha.
A pesquisa investiga como imagens aéreas captadas por drones podem ser utilizadas para identificar e mapear a vegetação em áreas de restauração florestal, contribuindo para o monitoramento da chamada matocompetição.
Realizado em uma área de restauração da Mata Atlântica na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, o estudo utiliza drones equipados com sensores multiespectrais e ferramentas de inteligência artificial para analisar a vegetação.
O objetivo é desenvolver ferramentas capazes de identificar diferentes classes de vegetação e gerar mapas que auxiliem no acompanhamento das áreas em processo de recuperação.
O projeto conta com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Para ler a matéria na íntegra, acesse: https://theconversation.com/matocompeticao-como-a-ia-auxilia-na-restauracao-da-mata-atlantica-289867
A reportagem também foi reproduzida pelo Portal G1 e pelo Terra.
Edição: Laura Berg, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ.

