Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Reitoria e Prograd convidam calouros para as Aulas Magnas de 2016-2
Reitoria e Prograd convidam calouros para as Aulas Magnas de 2016-2
A Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro juntamente com sua Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) convidam os calouros de 2016-2 das Aulas Magnas, que, neste período, trazem o tema "Respeito à diversidade para uma prática libertadora". A recepção dos ingressantes nos Câmpus Nova Iguaçu e Seropédica acontecerá nos dias 25 (segunda) e 26 de julho (terça), respectivamente. Em Seropédica há uma divisão por cursos. Os calouros de cursos de turnos matutino e integral participarão às 10h, já os que pertencem à cursos vespertino ou noturno, às 18h. Aqui no Portal da Graduação, e também em nosso Facebook e Twitter, nós divulgaremos, ao longo desta semana, a programação da Semana de Integração que cada coordenação de curso preparou para a recepção de seus calouros.
PALESTRANTES
No dia 25, em Nova Iguaçu, a palestrante será a docente do Departamento de Letras e Comunicação (UFRRJ) Fafate Costa. Ela atua no curso de Jornalismo da Rural, onde atualmente também é vice-coordenadora. É doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF. Possui pesquisas de Mestrado e Doutorado tendo o telejornalismo como objeto de estudo, na linha de Memória e Linguagem (Análise do Discurso). Fafate Costa tem experiência de 20 anos como repórter e editora especial de telejornais de rede nacional, nas maiores emissoras de televisão do país, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Além de docente e jornalista, é, também, roteirista e vídeo-documentarista.
A palestrante na Aula Magna das 10h do Câmpus Seropédica é Rita Ippolito. Italiana, residente no Brasil desde 1992, é pedagoga especializada em Psicologia do Desenvolvimento Infantil. Desde 1987, trabalha na América Latina com projetos de desenvolvimento humano e social com crianças, jovens e mulheres. Coordenou projetos apoiados pela Cooperação italiana e pela Usaid. Participou da elaboração do Programa Nacional de enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual, idealizadora do PAIR-Secretaria dos Direitos Humanos, (2002-2005); foi coordenadora e autora do Projeto de Política de Prevenção com a elaboração do Guia Escolar, Identificação de sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – MEC-SDH (2003 – 2011). Colaboradora de cursos de extensão para qualificação do atendimento e contribuição da formulação de política de prevenção do abuso e exploração sexual. Atualmente é Coordenadora Geral do projeto de cooperação técnica Pnud/MEC/Semed Maceió (AL). Autora de várias publicações na área, consultora sênior da Childhood Brasil para o Programa Grandes Empreendimentos e Proteção de Crianças e Adolescentes e para o Programa de Educação. Destaque para as consultorias: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Petrobras, Unesco, OIT, Unicef, MEC, Minc, Cieds, Aecom, Itaipu, Casa da Arte de Educar, Pnud.
Jonas Alves da Silva Junior, palestrante da Aula Magna das 18h do Câmpus Seropédica, é docente do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (UFRRJ), onde atua no curso de Pedagogia. Jonas possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; especialização em Arte-educação pela UnB e Doutorado em Educação pela USP. Possui onze anos de experiência na docência e na gestão em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de já ter atuado em cursos de formação de professores da rede estadual de ensino de São Paulo, como formador. É um dos coordenadores do Pibid Interdisciplinar Pedagogia/Letras/Matemática; é supervisor do curso de especialização “Docência na Educação Infantil” e coordena a linha de pesquisa Gênero, Sexualidade, Infâncias e Educação (GRUPIs/CNPq). Suas investigações versam sobre corpo, sexualidade e gênero na escola, práticas de ensino, formação de professores e Educação Infantil.
Postado em 19/07/2016 - 11:19 - Atualizado em 20/07/2016 - 16:24