A Baixada Fluminense recebe exposição artística internacional. Trata-se da Coletiva Itinerante Aportações Pictóricas, na Casa de Cultura Ney Alberto da Prefeitura de Nova Iguaçu (Rua Getúlio Vargas, 52, Centro), em cooperação com a Galeria de Arte Batista da Costa da UFRRJ. A inauguração ocorreu no dia 24 de junho e a exposição estará em cartaz até 15 de julho de 2016, com entrada franca.
Vale dizer que esta exposição foi aprovada no edital da V Semana da Educação Artística, do Projeto Internacional de Investigação Artística Exposições EnREDadas, sob a direção da Universidad Autónoma de Madrid. O projeto – chancelado pela Unesco e pela International Society for Education through Art (Insea) – reúne, nesta edição, 37 exposições em 14 países, dentro da proposta de exposições realizadas com obras de artistas-professores.
Aportações Pictóricas iniciou seu circuito no Centro Calouste Gulbenkian/Prefeitura Rio, na Praça XI, entre 18 de maio e 18 de junho. Depois de se apresentar em Nova Iguaçu, seguirá para outros municípios e regiões do estado do Rio, com vistas à interiorização das Belas Artes no estado.
A proposta está embasada na reunião de três campos artísticos que se emanciparam ao longo do tempo. Sob uma visão estendida, pinçamos na História da Arte o momento em que desenho e gravura estavam entrelaçados à arte da pintura, para fundamentar a reunião destes campos com a finalidade de unir forças e contribuir com esse importante evento artístico internacional.
O componente básico da exposição é a produção artística do curso de graduação em Belas Artes da UFRRJ. Nesse sentido, apresentam-se obras de docentes e estudantes que se envolveram na formação do referido curso desde sua fundação (2009) – como professores efetivos e interinos; membros de bancas examinadoras dos concursos para o magistério superior do curso; e monitores das disciplinas.
A exposição conta também com a participação de célebres artistas, como Adir Botelho, Rui de Oliveira e Claudio Valério Teixeira. A organização e a curadoria são do professor Fabio De Macedo, com produção artística do professor Jéfferson Nepomuceno, ambos do curso de graduação em Belas Artes da UFRRJ.
Professor Fabio De Macedo (Belas Artes/UFRRJ)