Professora Anete Abramowicz (USP) – foto: divulgação

Em 19/12/2025, com aula da professora Anete Abramowicz, da Universidade de São Paulo (USP), aconteceu o encerramento do ano letivo do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFRRJ/FEBEF/UFF/UFJF).

O momento reuniu, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), câmpus Maracanã, 250 cursistas da Região Sudeste I e pesquisadoras do campo das infâncias e formação de professores de diversas instituições fluminenses.

A aula da professora Anete, intitulada “Afinal, para que serve a Educação Infantil? Uma pergunta para pensar a formação docente”, abordou o percurso histórico da Educação Infantil e os desafios contemporâneos da docência com crianças desde o nascimento.

O tema da conferência foi “Afinal, para que serve a Educação Infantil? Uma pergunta para pensar a formação docente” – foto: divulgação

O evento teve também a apresentação do curta “Bebês e Educação Infantil: com-viver por entre frestas”, de Carla Almeida, Anelise Nascimento, Nazareth Salutto e Valéria Bessa, e o lançamento do livro “Ser criança e a Sociologia da Infância”, de autoria de Anete Abramowicz.

O evento já apresenta os seus desdobramentos, como podemos ver no registro de uma das cursistas “foi um encontro maravilhoso, a fala simples e descontraída da Professora Anete carregada de erudição mexeu comigo e me instigou tanto, que encontrei meu tema de estudo para o trabalho de conclusão de curso”.

Auditório da UERJ, no câmpus Maracanã, recebe cursistas e pesquisadoras para encerramento do ano letivo da Especialização em Docência da Educação Infantil – foto: divulgação

Para informações sobre o curso, escreva para: educacaoinfantil@ufrrj.br 

Siglas:

UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FEBEF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

UFF – Universidade Federal Fluminense.

UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora.

Edição: Michelle Carneiro, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

Com informações de Anelise Monteiro do Nascimento, professora do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ).