Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Alunos estrangeiros se reúnem na Reitoria para entender o funcionamento da Universidade
Alunos estrangeiros se reúnem na Reitoria para entender o funcionamento da Universidade
Alunos americanos em reunião com reitores e pró-reitores discutem o funcionamento acadêmico/Foto: Ana Beatriz Paiva
Na última terça-feira (13), um grupo de estudantes americanos, em intercâmbio interinstitucional de pesquisa na Rural, realizou uma reunião com a administração central para entender todo funcionamento acadêmico da Universidade. Os alunos já estudam o Brasil em suas pesquisas e vieram a UFRRJ para buscar informações a cerca do impacto da expansão do ensino superior na Baixada Fluminense. A partir de uma parceria do diretor do Instituto Multidisciplinar (IM) , Alexandre Fortes, com a Diocese de Nova Iguaçu, os alunos americanos ficarão hospedados no local durante as três semanas de pesquisa.
Alunos estrangeiros pesquisam o impacto do ensino superior na Baixada /Foto: Ana Paiva
Na reunião, estiveram presentes a reitora, Ana Dantas, o vice-reitor, Eduardo Callado, e os pró-reitores de Graduação, Lígia Machado; de Assuntos Estudantis, César Augusto Da Ros; de Extensão, Katherina Coumendouros; além de outras autoridades que receberam e acompanharam os alunos do intercâmbio durante toda visita.
O objetivo central da reunião foi fazer com que os estrangeiros entendessem o cenário institucional da UFRRJ, o funcionamento do ensino superior no Brasil, e, sobretudo, na Baixada Fluminense. A história da Rural, as atividades acadêmicas, os desafios e lutas da Universidade, o sistema de bolsas e cotas, os avanços e conquistas, todos esses assuntos foram pauta na conversa entre os presentes.
“Temos muitas dificuldades de infraestrutura, a questão dos Alojamentos, a necessidade de expansão dos Restaurantes Universitários, ampliação dos valores pagos para os alunos, entre outros desafios. É importante dizer que não é possível pensar como a Universidade se democratiza sem que a gente perca de vista a importância dos programas de permanência”, comentou Da Ros.
A pró-reitora de graduação, Lígia Machado explicou o processo de funcionamento da graduação/Foto: Ana Paiva
Entre anotações, perguntas e respostas, alunos e professores puderam dialogar e tirar todas as dúvidas a cerca da Universidade e do ensino superior no Brasil. A reitora, Ana Dantas, diante de todas as problemáticas enfrentadas não só pela Rural, mas por todas as instituições de ensino superior do país, deixou claro que antes de qualquer temática, a educação é prioridade:
“Temos que ser realistas com todos os desafios que nossa Universidade enfrenta. Precisamos cuidar das questões jurídicas e administrativas, mas principalmente, da parte educacional. Pois como dizia nosso mestre Paulo Freire, ‘a educação é antes de tudo um ato de amor".