A professora Adriana Andrade, do Departamento de Matemática/UFRRJ, acaba de publicar um artigo que analisa as representações sociais dos estudantes da Universidade Rural sobre a própria instituição. Com o título “Representações Sociais de uma Universidade Rural: Dimensões da Experiência Discente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro”, o trabalho foi realizado por alunos da graduação, sob orientação da professora, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Estatística, Modelagem e Mineração de Textos (GPEM).
De acordo com o resumo do texto, o estudo partiu da Teoria das Representações Sociais e buscou “identificar os elementos que compõem a imagem socialmente construída da universidade”. Com dados coletados de 315 estudantes, entre 2023 e 2024, “os resultados revelaram um núcleo central vinculado ao ambiente físico da universidade, representado pelos termos ‘Beleza’, ‘Capivara’ e ‘Natureza’, que reforçam uma identidade atrelada ao espaço natural, esteticamente valorizado”. Também foram identificadas expressões ligadas a “Calor”, “Distância”, “Conhecimento” e “Amizade”, entre outras.
A conclusão dos pesquisadores ressalta que “as representações sociais dos estudantes sobre a UFRRJ são complexas e multifacetadas, articulando valorização estética, afetividade e desafios”, oferecendo, ainda, “subsídios para aprimoramento das políticas institucionais voltadas à permanência estudantil”.
Acesse o artigo completo neste link: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/4004
(Ilustração: IA Canva)