Os candidatos aprovados desenvolverão parte de suas pesquisas em instituições da Europa, América, Ásia e Oceania, por meio do programa da Capes
Dezoito doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foram contemplados com bolsas de estudo no exterior por meio do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) – 2025. O resultado da homologação dos candidatos foi divulgado nesta quarta-feira (15), conforme previsto no Edital CAPES nº 17/2025.
A seleção foi realizada inicialmente pelos Programas de Pós-Graduação habilitados, cabendo à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/UFRRJ) a homologação das candidaturas junto ao sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.
Os doutorandos selecionados estão vinculados a 11 programas de pós-graduação da instituição. Com a concessão das bolsas, eles terão a oportunidade de realizar parte das atividades do doutorado em instituições de ensino e pesquisa no exterior, retornando ao Brasil ao término do período para a defesa da tese e a conclusão do curso. Nesta edição, os estudantes da UFRRJ terão como destino instituições localizadas em Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal e Reino Unido.
O PDSE tem como objetivo apoiar a internacionalização da pós-graduação brasileira, promovendo a inserção de pesquisadores em formação em instituições de excelência no exterior e fortalecendo as redes de pesquisa e cooperação acadêmica internacional.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Luis Luque, “o resultado reflete o amadurecimento da política de internacionalização da UFRRJ e o empenho dos nossos Programas de Pós-Graduação em formar pesquisadores com visão global, comprometidos com os grandes desafios científicos e sociais do nosso tempo”.
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPP/CCS
Imagem: Divulgação/Capes