A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) teve uma participação de destaque no Congresso Latino-Americano de Geotermia, do inglês LATAM Geothermal Congress, realizado de 21 a 25 de setembro em El Salvador. Suze Nei Pereira Guimarães, professora do Departamento de Petrologia e Geotectônica da UFRRJ, foi convidada para apresentar pesquisa sobre energia geotérmica autoestimulada no Brasil, além de participar de uma mesa redonda sobre bombas de calor.
Como única representante latino-americana na Comissão Internacional de Fluxo de Calor (IHFC), Suze Guimarães também teve a responsabilidade de apresentar um panorama do banco de dados geotérmico mundial, com ênfase nas informações da América Latina.
“Apresentei uma palestra sobre o mapeamento de fluxo de calor no Brasil e o banco de dados geotérmico mundial e participei de uma mesa redonda onde apontei a aplicação direta da geotermia no Brasil, especialmente para climatização de ambientes”, explicou a docente.
Destacamos, ainda, a participação de Fábio Cavalcante de Aguiar, aluno de graduação em Geologia da UFRRJ, selecionado para apresentar um trabalho sobre o uso de recursos de baixa entalpia no estado do Rio de Janeiro, e de Beatriz Lessa de Jesus, aluna de mestrado do Observatório Nacional, coorientada pela professora Suze, que apresentou um estudo sobre novas tecnologias para a exploração de energia geotérmica no Brasil.
De acordo com a professora Suze Guimarães, a participação brasileira no evento merece destaque, uma vez que o Brasil ainda não tem uma tradição consolidada na aplicação de geoenergia. As pesquisas conduzidas pela docente em colaboração com o Laboratório de Geotermia do Observatório Nacional têm contribuído para trazer visibilidade junto a comunidade geotérmica internacional.
Confira a seguir fotos da participação da Rural no congresso:
Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.latamgeothermal.com/
Por Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.