Portal UFRRJ > Notícias Graduação > VIII Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo movimenta o início de maio na Rural
VIII Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo movimenta o início de maio na Rural
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo lotaram o Salão Azul na manhã de segunda-feira (Foto: Letycia Nascimento/Prograd)
Desde a última segunda-feira (09), acontece a VIII Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, com o tema “Arquitetura e Urbanismo: Luxo ou Necessidade”. O evento, que termina hoje (11), teve suas palestras concentradas no Auditório Professor Gusmão (Salão Azul) e as oficinas no Instituto de Tecnologia.
Segundo a coordenadora com curso, Ana Paula Ribeiro de Araújo, a organização da semana pelos alunos do curso foi perfeita:
“Está impecável, mesmo planejada em tempo recorde. Eles (os estudantes-organizadores) fizeram tudo em três meses. Estão de parabéns!”
As palestras que aconteceram na segunda foram dedicadas ao tema da habitação e as de hoje abordaram o urbanismo.
Uma das alunas na organização da Semana Acadêmica, Gláucia Rosa vê a necessidade do tema como um esclarecimento, de que a atuação do arquiteto e urbanista vai muito além do luxo das moradias.
“Queremos deixar claro que aprendemos sim a fazer casas luxuosas, mas a nossa principal função é saber administrar qualquer espaço para o nosso cliente. Pode até ser que a contratação de um arquiteto aumente o orçamento da construção, mas vai poupar grandes gastos no futuro”, garante Gláucia.
Danilo Terra e Pedro Tuma (esq. p/ dir.) falaram sobre a construção de espaços sustentáveis. A mesa foi mediada pelo Professor Helio Herbst (dir.) (Foto: Letycia Nascimento/Prograd)
Para ela, é importante deixar claro que arquitetos e urbanistas também atuam em ONGs como, por exemplo, na construção de casas para retirar pessoas das ruas e não só em grandes construções.
“É o que todo arquiteto quer: que todos tenham onde morar e morar com qualidade”, conclui.
OFICINAS
A terça-feira (10) foi tomada pelas oficinas. Todas, a princípio, aconteceram no Instituto de Tecnologia. Começando às 8h, os alunos aprenderam sobre o planejamento orçamentário, a técnica de Taipa de Pilão e a construção de móveis de Pallets, as atividades da manhã encerram ao 12h.
Na parte da tarde, as oficinas de Taipa e Pallets continuam a partir da 13h. Houve também uma oficina de intervenção urbana em Seropédica.