O Movimento Hotel Escola surgiu em 2015, da iniciativa de alunos e docentes do Curso de Bacharelado em Hotelaria da UFRRJ. A emergência da ideia de terceirização dos serviços e gestão deste espaço anularia toda a luta da comunidade hoteleira ruralina em garantir o direito de contar com um equipamento de pesquisa, ensino e extensão já arrolado no Projeto Pedagógico de Criação do Curso de Hotelaria da UFRRJ. Assim, desde 2010, a UFRRJ assume a responsabilidade diante da sociedade e do MEC em oferecer estrutura para aulas práticas e teóricas em Hotelaria.
Ainda hoje, não há laboratórios apropriados ao ensino em Hotelaria, os quais reivindicamos, e nosso Hotel Escola, além de ter sofrido furtos, ainda não está em funcionamento. O temor pelo processo de terceirização e privatização deste espaço desestimulava a comunidade hoteleira em despender esforços na construção de um projeto que beneficiaria uma empresa, cuja gestão poderia não estar aliada às questões de ensino, pesquisa e extensão. O compromisso assumido pela atual gestão da Reitoria, em não entregar a gestão do Hotel Escola da UFRRJ à iniciativa privada, motivou a comunidade hoteleira ruralina em retomar o projeto de gestão pública deste espaço.
Ainda assim, é com temor que denunciamos e nos posicionamos contrários a qualquer iniciativa que parta da UFRRJ em ceder terrenos a cadeias hoteleiras, sob qualquer contrapartida, por entender que esse processo põe em risco a autonomia do ensino, pesquisa e extensão em Hotelaria. A luta pela educação pública está em garantir que o Estado seja o responsável pela manutenção de serviços públicos, dentre os quais é o acesso ao ensino público, autônomo, de qualidade e gratuito também em Hotelaria. Esse movimento também se assenta na sensibilização da comunidade ruralina a entender que o risco de uma possível ocupação permanente do Hotel Escola, como uma contrapartida da deficiência de alojamentos aos universitários e de espaços a quaisquer iniciativas, põe em risco o desenvolvimento de projetos não apenas do Curso de Hotelaria, mas de outros cursos que também transversalizam seu espectro de análise com o ambiente hoteleiro.
O Hotel Escola é a chance que temos de unir esforços dos mais variados departamentos, institutos, Colégio Técnico e da comunidade do entorno em resgatar o senso do trabalho em conjunto, pois um equipamento de hospedagem demanda os mais variados produtos e serviços que enaltecem a multidisciplinaridade, dos quais muitos são desenvolvidos pelos cursos da UFRRJ e CTUR. Convocamos todos os entes que compõem a comunidade ruralina a defender o Hotel Escola como a possibilidade de ser um espaço de congregação em ensino, pesquisa e extensão, mas também um espaço para o lazer e debates acadêmicos e políticos da nossa região.
Por Diretório Acadêmico e Colegiado do Curso de Hotelaria da UFRRJ