Na próxima terça-feira, 26 de agosto de 2025, será realizado o evento acadêmico-científico “Interfaces entre educação e comunicação na cibercultura: perspectivas decoloniais”, uma iniciativa conjunta do Curso de Jornalismo da UFRRJ e do GPDOC (Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura) da Pós-graduação em Educação da UFRRJ.
O encontro pretende funcionar como uma prévia regional, de âmbito interdisciplinar, que dialoga com o Simpósio Nacional da Abciber (Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura), a ocorrer presencialmente, de 11 a 13 de novembro, na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo.
O evento terá início às 9h, no Auditório Paulo Freire, e se estenderá até às 21h, com atividades também em salas do Instituto de Educação (IE) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
A programação inclui conferências, painéis temáticos, oficinas e mesas-redondas, abordando a relação entre processos educativos e práticas comunicacionais na cultura digital contemporânea.
Com uma perspectiva decolonial, o evento pretende ainda questionar hierarquias tradicionais de conhecimento e refletir sobre como as tecnologias digitais, incluindo a Inteligência Artificial, podem ser utilizadas de maneira inclusiva, crítica e criativa.
As inscrições são realizadas individualmente por meio de formulário online, pelo link https://forms.gle/H3PJnhK5uTBRBXSy7, endereço em que também se encontra a programação completa do evento.
A certificação será emitida posteriormente pelo SIGAA, de acordo com a participação em cada bloco de atividades (manhã, tarde e noite).