Entre os dias 22 a 25 de julho, Belém do Pará foi palco de um dos eventos mais inspiradores do empreendedorismo social universitário brasileiro: o Encontro Nacional das Enactus Brasileiras (ENEB 2025). Realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento reuniu estudantes de todo o país que integram a rede Enactus, promovendo trocas de experiências, celebração de impactos sociais e mergulho em novas culturas. A Enactus Rural brilhou e marcou presença sendo representada pelos membros Júlia Oliveira de Sousa Barbosa, Manuela Oliveira Teixeira, Olívia da Silva Ribeiro e Pedro Linhares Vasquez, a equipe apresentou os projetos Hedera e Movimento Por Elas.
O time do Movimento Por Elas estava competindo na final do edital Handover, que selecionou cinco dos melhores projetos socioambientais da rede para uma rodada final de avaliação. O Handover foi criado para auxiliar projetos de dentro da Rede que desejam seguir seu caminho como negócios de impacto atuando de forma independente, através de uma trilha de pré-aceleração.
O time Enactus Rural também competiu na Liga Principal da Enactus Brasil que é a principal competição dentro do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), onde times com projetos em estágios mais avançados competem pela oportunidade de representar o Brasil na Enactus World Cup. A apresentação — elaborada a partir de um roteiro construído por Jéssica Mello Gonçalves e Júlia Oliveira de Sousa Barbosa — destacou os impactos, a viabilidade e o modelo de negócios dos projetos desenvolvidos pelo time ruralino. A Enactus Rural ficou entre os 16 semifinalistas entre 47 equipes participantes, conquistando seu primeiro troféu nacional e proporcionando visibilidade aos projetos Hedera e Movimento Por Elas.
E o reconhecimento não parou por aí. O projeto Movimento Por Elas, iniciativa voltada à promoção da autonomia e inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade, também foi finalista no Top10 do edital Ford Philanthropy, ficando entre os dez projetos premiados. Essa conquista evidencia a relevância da proposta no cenário nacional e reforça o compromisso do time com a transformação social através do empreendedorismo.
Outro momento emocionante do evento foi o reconhecimento dos ex-presidentes da Enactus UFRRJ, Rayanne Luerte e Ian Dantas, entre os Top10 da Universidade Enactus. A homenagem celebra a trajetória de liderança e dedicação dos dois jovens, que contribuíram para a consolidação e expansão do impacto gerado pela Enactus Rural.
O ENEB 2025 foi um espaço de conexão, celebração e fortalecimento de propósitos. Para a Enactus Rural, mais do que troféus e premiações, o evento simbolizou o reconhecimento do trabalho coletivo, da potência dos projetos desenvolvidos com propósito e da força transformadora dos estudantes da UFRRJ.
Acompanhe as ações da Enactus Rural no Instagram.
Enactus Rural: https://www.instagram.com/enctufrrj/
Movimento Por Elas: https://www.instagram.com/porelasdiaristas/#
Hedera: https://www.instagram.com/projetohedera/
Texto e fotos: Divulgação Enactus Rural.