Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > UFRRJ recebe missão de técnicos do Senegal

UFRRJ recebe missão de técnicos do Senegal

Vice-reitor Luiz Carlos Lima recebe delegação do Senegal no Gabinete da Reitoria

A UFRRJ recebeu, na manhã desta segunda-feira (22/4), uma missão de técnicos senegaleses do projeto ‘Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais)’, realizado em parceria com a Universidade. Cerca de dez especialistas do Ministério da Agricultura do Senegal e da Agência Nacional de Inserção e Desenvolvimento Agrícola (Anida) reuniram-se com o vice-reitor Luís Carlos Lima – que representou o reitor Ricardo Berbara. A comitiva vai ficar uma semana no Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer experiências e instituições ligadas à agricultura orgânica.

 

“Nós aqui temos apoiado os programas de internacionalização e este projeto é muito importante para a Universidade”, disse o vice-reitor, que apresentou a UFRRJ aos visitantes e ressaltou o papel da instituição no desenvolvimento sustentável. “Hoje, a ideia de tecnologias sociais vem se solidificando na Universidade. Nesse sentido, estimulamos o diálogo das exatas e das agrárias com as áreas sociais e humanas. E que possamos, através de parcerias internacionais como essa, promover sistemas inovadores de desenvolvimento”.

 

Em sua passagem pelo Brasil, os especialistas africanos vão conhecer a União das Associações e Cooperativas dos Pequenos Produtores Rurais do Rio de Janeiro (Unacoop), no bairro de Irajá, Rio de Janeiro. Na terça-feira, visitarão a Fazendinha Agroecológica do Km 47 – parceria entre UFRRJ, Embrapa Agrobiologia e Pesagro-Rio. Na quarta, viajam ao município de Cachoeira de Macacu e, no dia seguinte, participam da Feira do Leblon e Arpoador. No último dia da turnê, sexta-feira, vão vivenciar experiências de pequenos agricultores de Teresópolis.

 

Também estiveram presentes na reunião os integrantes da missão brasileira do projeto: Antonio Carlos de Souza Abboud, gestor do projeto na Rural e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola/UFRRJ; Rubia Wegner, professora Departamento de Economia/UFRRJ; Cristina Ribeiro, coordenadora da Associação dos Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio); e Aly Ndiaye, engenheiro agrônomo e consultor do Pais; além do próprio vice-reitor, que integra a equipe. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, foi representada pela analista do projeto Camila Ariza.

 

Projeto de sucesso — Desde 2012, uma cooperação entre os governos do Brasil e do Senegal está levando infraestrutura e técnica a pequenos produtores familiares do país africano com o objetivo de produzir renda e gerar emprego. A UFRRJ vem atuando ativamente nesta parceria, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação.

 

O projeto integra técnicas simples de produção agrícola baseadas em modelos utilizados por pequenos produtores. Ele ensina famílias de baixa renda a cultivar em sua propriedade rural, de forma sustentável e rentável, empregando os recursos disponíveis no próprio local. A proposta consiste na criação integrada de animais, hortaliças e frutas com aproveitamento cíclico da produção e de seus resíduos na forma da cadeia alimentar. Esta proposta pode dar sequência a uma estratégia de produção de alimentos baseada no princípio da segurança alimentar das famílias, com perspectivas de geração de renda a partir da venda do excedente.

 

A iniciativa teve tanto sucesso que se tornou política pública no Senegal, com o projeto original desenvolvido entre os anos de 2012 e 2015. Numa segunda fase do projeto, iniciada em julho de 2018, a UFRRJ vem exercendo papel fundamental. O vice-reitor Luiz Carlos Lima esteve presente nas missões ao país africano, em agosto de 2017 e novembro de 2018, acompanhando seus aspectos econômicos. Já os professores Rúbia Wegner e Antonio Abboud participaram também da missão de 2018. (Saiba mais aqui).


Postado em 22/04/2019 - 16:16

Notícias Relacionadas

Intercambistas da UFRRJ participam de reunião com o reitor

Divulgado resultado preliminar de mobilidade na América Latina e Caribe

Retirada de documentação dos inscritos na mobilidade internacional

Doutorando da UFRRJ participa de simpósio na Finlândia

Reitor se reúne com alunos estrangeiros da Rural

Últimas Notícias