Rural inicia construção de anel de fibra ótica

Modernizar a rede de fibra ótica e evitar incidentes por conta de cabos rompidos em escavações ou incêndios. Esses são dois dos principais objetivos de uma obra iniciada em janeiro deste ano no câmpus Seropédica da UFRRJ. Seu propósito é a construção de uma estrutura subterrânea em formato de anel, interligando os prédios da Universidade. Por ela passarão fios que vão transmitir dados de forma mais eficiente do que a observada atualmente.

– Hoje, nossa estrutura de rede está fragmentada. No passado, de acordo com a demanda, foram sendo puxados cabos de um ponto a outro. Com a construção desse anel, pretendemos facilitar o fluxo de informação. Além disso, nossa expectativa é reduzir os incidentes por conta de fios rompidos por escavação ou incêndios – explicou o pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Roberto Rodrigues.

Leia a matéria na íntegra no Rural Semanal 03/2017. Clique aqui para acessar a versão online.

Escavação na altura do Instituto de Zootecnia

Colocação de canaletas na proximidade do PAT (Fotografias: CCS/UFRRJ)

Postado em 19/04/2017 - 16:55