Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
Coordenador de Comunicação Social
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Jornalista
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Esclarecimentos sobre o SIGAA

Esclarecimentos sobre o SIGAA

Novas nomenclaturas; dados em atualização; destrancamento de matrícula; preenchimento de vagas nas turmas; emissão de carteirinha e atividades acadêmicas individuais, confira os esclarecimentos sobre o SIGAA:

 

– Preenchimento de vagas nas turmas (Matrícula Online)

O processamento das solicitações de matrícula dos alunos é realizado no período estabelecido no Calendário de Matrículas, após o período de Matrícula Online. A partir dessa análise, o aluno saberá se a sua solicitação foi efetivada ou não. De acordo com as demandas, os chefes de departamento podem ampliar as vagas das disciplinas ou não.

Como o processamento das solicitações só será feito ao fim do período de matrículas, não haverá a possibilidade de acompanhamento diário do ranking.

O preenchimento das vagas nas turmas é efetuado considerando inicialmente apenas as vagas reservadas e os estudantes do curso que solicitou reserva; em seguida, todas as vagas e estudantes restantes. Cada um desses dois momentos, obedecerá a seguinte ordem de prioridade:

1º – Estudante nivelado;

2º – Estudante concluinte;

3º – Estudante em recuperação;

4º – Estudante adiantado; e

5º – Estudante cursando componente curricular eletivo.

 

– Preenchimento de vagas nas turmas (Re-Matrícula)

A rematrícula é a possibilidade de o estudante efetuar ajustes na sua matrícula, ou efetivá-la.

O processamento das solicitações de re-matrícula dos alunos é realizado no período estabelecido no Calendário de Matrículas, após o período de Re-Matrícula Online. A partir dessa análise, o aluno saberá se a sua solicitação foi efetivada ou não.

O processamento nesta fase obedecerá a seguinte ordem de prioridade:

1º – Estudante nivelado;

2º – Estudante concluinte;

3º – Estudante em recuperação;

4º – Estudante adiantado; e

5º – Estudante cursando componente curricular eletivo.

 

– Preenchimento de vagas nas turmas (Matrícula Extraordinária)

Concluído o processamento da Re-Matrícula, faculta-se ao estudante a possibilidade de ocupação de vagas ainda existentes nas turmas, através da Matrícula Extraordinária (fase que não há processamento das solicitações, a matrícula é automática na vaga de interesse disponível ao solicitar).

A Matrícula Extraordinária é realizada em período estabelecido no Calendário de Matrículas.

 

– Destrancamento

O destrancamento de matrícula será automático para todos os alunos. No início do período de matrículas basta fazer as inscrições nas disciplinas. Caso queira permanecer com a matrícula trancada, basta solicitar o trancamento no SIGAA. O período para trancamento é estabelecido no Calendário de Matrículas.

 

– Atividades acadêmicas individuais

A matrícula das atividades acadêmicas individuais (monografias e demais trabalhos de conclusão de curso, atividades que não formam turmas) não será realizada pelo aluno no SIGAA, e sim pelo coordenador de curso em período pré-determinado. O trâmite será o seguinte:

1º – O aluno solicita à coordenação de curso;

2º – O coordenador avalia a documentação solicitada (carta de aceite do orientador/supervisor);

3º – E, por fim, de acordo com calendário específico, após o início do período, o coordenador matricula o aluno.

 

– Novas nomenclaturas

O SIGAA apresenta novos termos para designar os trancamentos: o que era “Trancamento de Disciplinas” agora se chama “Trancamento de Matrícula”; o que era chamado de “Trancamento de Matrícula” agora é chamado de “Suspensão de Programa”. Fique atento!

 

– Emissão de carteirinha

Os setores responsáveis estão trabalhando para realizar a emissão das carteirinhas. Acompanhe os meios de comunicação da Prograd, para saber as informações relativas ao assunto.

 

– Dados em atualização

No SIGAA, os dados referentes às disciplinas cursadas, reaproveitamentos, integralização de curso e afins ainda estão em processo de normalização. Ou seja, os dados de alguns alunos ainda podem estar apresentando divergência, porém os setores responsáveis já estão cientes e regularizarão a situação antes do fim do período de solicitação de matrícula em disciplinas.

 

por Cleiton Bezerra, jornalista Prograd


Postado em 06/02/2019 - 15:15

Notícias Relacionadas

Esclarecimento sobre dificuldade na flexibilização de pré-requisitos de disciplinas no SIGAA
Deferidos nos processos de Reintegração de Curso e Prorrogação do Prazo de Conclusão
Chefes de Departamento participam de diálogo sobre ferramentas do SIGAA
Coordenadores de curso participam de diálogo sobre ferramentas do SIGAA
Reunião sobre o “Portal Coordenador de Graduação” no SIGAA

Últimas Notícias

Skip to content