Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Capes aprova criação de mestrado em Humanidades Digitais no IM/UFRRJ

Capes aprova criação de mestrado em Humanidades Digitais no IM/UFRRJ

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no dia 6/12, os resultados da avaliação de propostas de cursos novos nas modalidades acadêmica e profissional (leia aqui).

Entre as contempladas está a proposta de criação do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades Digitais, sediado no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ. De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), “trata-se do primeiro programa de pós-graduação no país voltado exclusivamente a essa área de conhecimento, que vem se expandindo aceleradamente no cenário internacional”.

Com esse resultado, a Rural encerra o processo de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCNs) 2017-2018 com um saldo positivo. Em nota, a PROPPG comenta que a Universidade obteve “a aprovação de três das quatro propostas de mestrado apresentadas (Economia, Geologia e Humanidades Digitais) e de dois dos três doutorados propostos (Ciências Sociais e Psicologia), totalizando um índice de sucesso superior a 70%”. (Divulgamos as aprovações anteriores em https://bit.ly/2rs3ek2 e https://bit.ly/2PqVqII).

A Pró-Reitoria sublinha ainda “a importância do acompanhamento realizado pela Coordenação Geral de Pós-Graduação, sob responsabilidade do professor Paulo Botteon” e informa que, em breve, realizará “um balanço das transformações no conjunto do cenário da pós-graduação na UFRRJ”.

“De forma preliminar, é possível destacar a diversificação das nossas áreas de atuação na pós-graduação, como desdobramento da expansão ocorrida na graduação, e o crescente potencial da UFRRJ para desenvolver projetos de caráter interdisciplinar”, conclui a PROPPG.

Postado em 07/12/2018 - 17:05