Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Sobre a política de uso do Google Workspace na UFRRJ

Sobre a política de uso do Google Workspace na UFRRJ

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) vem à público esclarecer alguns pontos relevantes sobre a Política de Uso do Google Workspace pela comunidade acadêmica da UFRRJ.

 

O serviço Google Workspace for Education oferece quatro edições: a Fundamentals, a Standard, a Teaching and Learning e a Plus. Todas essas edições fornecem, de forma padronizada, o espaço de 100TB, sendo que apenas duas edições – a Teaching and Learning e a Plus – oferecem uma cota complementar de armazenamento por usuário.

 

Figura 1 – https://edu.google.com/intl/ALL_br/workspace-for-education/editions/compare-editions

 

Dentre as edições do Google Workspace, somente a Fundamentals é ofertada sem custos. Com isso, a partir de 2021, foi adotada, na UFRRJ, a edição Fundamentals, permitindo que de forma imediata e gratuita fossem apropriados pela Universidade recursos de TIC em nuvem, como o Google Drive, Gmail, Google Meet etc.

 

Figura 2 – https://edu.google.com/intl/ALL_br/workspace-for-education/editions/overview

 

Passados, aproximadamente, 2 anos e meio de uso do Google Workspace na UFRRJ, no último dia 10/11/2023 foi atingido o marco de 90% de uso do espaço de 100TB disponibilizado pelo serviço.

 

Figura 3 – espaço já ocupado dentro dos 100TB disponibilizados pelo serviço

 

Caso os 100TB de armazenamento forem completamente ocupados, como consequência, a UFRRJ ficará impedida de usar plenamente seus serviços em nuvem contratados, sendo interrompidas funcionalidades tais como o Google Drive, Gmail, Google Docs etc.

 

 

Para se evitar a parada dos serviços por conta de falta de espaço de armazenagem, no CONSU de 31/10/2023 foi aprovada a Política de Utilização do Google Workspace na UFRRJ, onde é estabelecida a cota de armazenamento de 5 GB (cinco gigabytes) para todas as contas @ufrrj.br registradas no Google Workspace da Universidade.

 

No último dia 10/11/2023, foi identificado que dentro do universo total das 31.329 contas @ufrrj.br existentes, 29.606 contas usam menos do que 5GB de armazenamento cada uma (que passarão a ser denominadas como grupo A) e 1.723 contas usam a partir de 5GB de armazenamento cada uma (que passarão a ser denominadas como grupo B). Ou seja, 94,5% das contas @ufrrj.br existentes já satisfazem a cota de 5 GB estabelecida na política do Google Workspace na UFRRJ.

 

Figura 6 – 94,5% das contas @ufrrj.br já atendiam à cota de 5GB

 

Em contrapartida, todo armazenamento ocupado pelo conjunto das contas pertencentes ao grupo B tem a soma acumulada de 85,39 TB. Ou seja, 5,5% das contas @ufrrj.br estão ocupando 85,39% do espaço ofertado pelo Google Workspace. Complementarmente, todo armazenamento ocupado pelo conjunto das contas pertencentes ao grupo A tem a soma acumulada de 4,72 TB.

 

Figura 7 – comparação entre os espaços ocupados pelos grupos A e B

Um primeiro futuro cenário possível

Caso os usuários pertencentes ao grupo A mantenham inalterado o atual hábito de continuarem a ocupar em conjunto os mesmos 4,72 TB, e por outro lado, no caso de cada um dos restantes dos usuários pertencentes ao grupo B ocuparem individualmente a cota máxima de 5GB em cada uma das contas @ufrrj.br que são responsáveis, então pode ser estimado que no universo total das 31.329 contas @ufrrj.br existentes poderão ser ocupados aproximadamente 13,34 TB.

 

Figura 8 – estimativa de somente o grupo B usar toda a cota de 5GB

 

Ou seja, teoricamente, haverá uma possível sobra aproximada de 86,7% de espaço disponível para se repensar em parâmetros maiores de cota de armazenamento, em uma eventual nova versão da política de utilização do Google Workspace na UFRRJ.

Figura 9 – estimativa de uso do armazenamento nesse primeiro cenário

 

Um segundo futuro cenário possível

Caso todas as 31.329 contas @ufrrj.br existentes ocupem cada uma, individualmente, a cota máxima de 5GB, então pode ser estimado que a UFRRJ extrapolaria para além dos 100 TB ofertados pelo Google Workspace, precisando de aproximadamente 57 TB a mais.

Figura 10 – estimativa de todas as contas @ufrrj.br usarem toda a cota de 5GB

 

Ou seja, teoricamente, haverá uma necessidade de se repensar na distribuição de cotas, em uma eventual nova versão da política de utilização do Google Workspace na UFRRJ, além de provavelmente planejar a contratação ou aquisição de itens de TIC para suprir esse segundo cenário.

 

Ações paralelas

Já está em curso o desenvolvimento de um processo de aquisição de novos equipamentos de TIC próprios para a UFRRJ. Trata-se do processo de nº 23083.034670/2023-57  para a compra de servidores adicionais para o datacenter da UFRRJ.

Uma segunda ação a ser inicializada, em breve, é a exclusão de contas @ufrrj.br antigas de servidores e alunos que não têm mais vínculo com a UFRRJ, conforme estipulado pela política de utilização do Google Workspace. Por fim, também é necessário dar-se continuidade aos estudos de como a edição gratuita do Microsoft 365 para Universidades pode beneficiar a UFRRJ.

 

Prazo de adequação

A partir do próximo dia 27 de novembro de 2023 será aplicada a cota de armazenamento de 5 GB (cinco gigabytes) por conta de acesso. Assim, é preciso que todos revisem as contas de acesso que são responsáveis até o próximo dia 26 de novembro de 2023, para o enquadramento dentro da respectiva cota. O manual oficial do Google instruindo como consultar o armazenamento ocupado pode ser consultado em https://support.google.com/mail/answer/6374270

 

Adicionalmente, é reiterado que a comunidade da UFRRJ também pode fazer o uso do FileSender@RNP, que presta o serviço de compartilhamento de grandes arquivos que não podem ser enviados por e-mail devido às limitações de tamanho. Links abaixo:
https://www.rnp.br/servicos/filesender
https://ajuda.rnp.br/filesender/manual-do-usuario

 

Lembrando que a cota de armazenamento estipulada pela Política de Utilização dos Serviços do GWE não interfere no FileSender@RNP. Ou seja, a cota de 5 GB limita-se aos serviços do Google usados com o e-mail institucional ( @ufrrj.br ), como e-mail, Google Chat, Google Drive, Google Docs, Google Calendar etc.

 

Havendo dúvida técnica a respeito, a orientação é a de que a questão seja endereçada à COTIC no e-mail cotic@ufrrj.br .

 

 


Postado em 16/11/2023 - 13:08 -

Notícias Relacionadas

Comunicado: Manutenção da RNP
Comunicado: falhas na rede lógica da RNP (internet)
UFRRJ realiza manutenção em subestação elétrica
Nova forma de acesso ao Portal de Periódicos da Capes
Cotic alerta sobre mensagens falsas enviadas para o e-mail institucional

Últimas Notícias

Skip to content