Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Saiba mais sobre a importância de ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a universidade

Saiba mais sobre a importância de ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para a universidade

Com mais de 330 atividades e a visita de 88 escolas, a edição 2024 do evento na UFRRJ reforça a relevância da divulgação científica e da extensão universitária 

Estudantes da Escola Municipal Caetano de Oliveira, de Itacuruçá, Mangaratiba-RJ, participaram das atividades no ICBS, câmpus Seropédica (foto: Matheus Mendonça)

As universidades públicas federais são responsáveis pela maior parte da produção científica do país, com a participação direta de professores, estudantes e técnico-administrativos. Na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a pesquisa cobre desde as Ciências Veterinárias e as Ciências do Solo até Estudos de Linguagem e Literatura, em 39 programas de pós-graduação. Apesar dos números robustos, esta não é uma faceta muito conhecida das universidades. Pesquisa do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) revela que 81% dos jovens entrevistados não souberam mencionar o nome de uma instituição de pesquisa no Brasil e apenas 8% conseguem citar um cientista brasileiro.

Este cenário se apresenta ainda mais desafiador, ao considerarmos os sucessivos cortes nos orçamentos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) somados ao contexto de desinformação vivenciado pela sociedade brasileira nas redes sociais digitais, foco de recente campanha da Associação Nacional de Dirigentes das Ifes (Andifes). Diante disto, ações de extensão como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) têm se mostrado fundamentais para dar visibilidade à produção científica universitária e, sobretudo, contribuir para aproximar sociedade e universidade, em um ambiente de diálogo. Afinal, uma característica da SNCT é justamente a oportunidade de que docentes, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes conversem diretamente com a população. 

Protagonismo estudantil e recorde de escolas visitantes 

A edição de 2024 da SNCT na UFRRJ envolveu toda a comunidade universitária na promoção de mais de 330 atividades de divulgação científica gratuitas e abertas ao público nos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios, de 14 a 17 de outubro. Um passeio pelos câmpus durante o evento revelava o protagonismo de estudantes de graduação e de pós-graduação na promoção de atividades lúdicas e acessíveis, sob a orientação de docentes e pesquisadores. “É muito gratificante participar da SNCT. A gente tem um contato com pessoas de diferentes idades e locais também”, disse Leonardo Freitas, que coordenou a mostra científica sobre peixes realizada no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), em 17/10. Sentimento compartilhado por Vitória Pereira, estudante de Engenharia de Materiais da UFRRJ: “É muito interessante explicar algo que para nós é normal e habitual do nosso curso para as outras pessoas”. 

A organização da SNCT, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext), registrou a visita de 88 escolas — 59% delas da rede pública — e estimou que, em um único dia (16/10), a UFRRJ recebeu 3.500 visitantes. Para Andressa Esteves, professora do Instituto de Química (IQ) e uma das coordenadoras do evento pelo quarto ano consecutivo, há relação direta entre a qualidade das atividades propostas pelos servidores da Universidade e o interesse das escolas dos municípios próximos aos câmpus em participar da SNCT. “A cada ano, mais pessoas se interessam em oferecer atividades e isso faz com que os institutos se mobilizem, preparando espaços interessantes para o público visitante”, conta Andressa, que completa: “Desde 2020, que foi o primeiro ano que coordenei a Semana, percebo um maior comprometimento da comunidade acadêmica em executar ações nesse evento”. 

Entrevistada durante as atividades no câmpus Nova Iguaçu, Edileuza Queiroz, pró-reitora adjunta de Extensão da UFRRJ, reiterou que os esforços em torno da SNCT são justamente para alcançar o público externo, em especial os alunos da Educação Básica: “Aqui é um espaço deles. Então, eles precisam conhecê-lo para, um dia, ocupá-lo”. Com o término da SNCT, a Proext envia um formulário para as escolas visitantes a fim de levantar sugestões de melhorias e entender o que a participação no evento representou para as crianças e adolescentes. Entre as respostas recebidas, destacam-se: “Os alunos saíram motivados e com ideias para o seu futuro”; “Docentes e alunos da Universidade totalmente dispostos a apresentarem uma realidade inovadora para as crianças, com atividades de fácil compreensão, alcançando as diversas faixas etárias”; “Os alunos ficaram conhecendo mais de perto a Universidade e se motivaram a prosseguirem seus estudos em nível superior”.

Esta não é a percepção apenas dos professores e coordenadores das escolas visitantes, mas os próprios jovens, quando entrevistados para nossa cobertura jornalística, afirmaram: “A experiência aqui tá sendo muito boa, ainda mais porque eu vou estudar aqui ano que vem se eu passar na prova, então para mim tá sendo uma experiência maravilhosa”, disse o estudante da E.M. Caetano de Oliveira. Enquanto a aluna do 4º ano do CEPAENI – Oficina do Fazer, Ana Clara G. de Castro, compartilhou: “Eu também quero estudar aqui quando crescer”. E a estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Dutra, Maria Clara, falou: “Eu achei incrível, foi uma experiência muito boa, deu vontade de vir estudar aqui”. 

Ana Clara G. de Castro: “Eu também quero estudar aqui quando crescer” (foto: Michelle Carneiro)

A visita dos alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Japeri, ao Museu de Solos do Brasil (MSB) e ao Jardim Botânico da UFRRJ foi destaque em reportagem no site da Prefeitura Municipal, enquanto a participação do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, de Nova Iguaçu, na 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente, realizada na SNCT, foi noticiada pelo jornal ZM Notícias e pelo Portal Giro. Já a Andifes repercutiu o envolvimento de crianças de Nova Iguaçu nas atividades de divulgação científica que ocorreram no Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) – leia aqui

Gestão estratégica da comunicação 

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ), em diálogo com a comissão organizadora da SNCT, planejou e executou ações de comunicação integradas, que garantiram ampla visibilidade ao evento e reforçaram a imagem positiva da Universidade, tanto interna quanto externamente. Com atuação antes, durante e após o evento, a equipe da CCS se mobilizou para garantir a ampla divulgação de informações de interesse público, ao mesmo tempo em que buscava destacar as ações de pesquisa e de extensão universitária

Uma etapa importante foi a criação de uma identidade visual para a SNCT alinhada ao tema nacional do evento, que envolvia biomas brasileiros e diversidade cultural. O designer Luciano Skorianez, da Proext, desenvolveu a marca e explicou a escolha por um símbolo chamativo e multicolorido: “Todo o desdobramento da identidade visual, partindo das folhagens multicoloridas com texturas representativas de cada etnia integradas com as letras da 21ª SNCT, conseguiu passar a mensagem do tema base do evento em todas as peças gráficas”. Luciano também colaborou no desenvolvimento do hotsite https://snct.im.ufrrj.br/ , junto a Lidiane Nóbrega, bolsista de Jornalismo da Proext

 

A identidade visual recebeu elogios inclusive de fora da instituição, o que reforça o impacto visual positivo da marca. Ao lado de Luciano, a designer da CCS Juliana Affonso atuou na aplicação da marca em peças gráficas divulgadas nas mídias sociais. Além disso, como nos anos anteriores, a equipe de comunicação visual disponibilizou no site do evento templates para auxiliar a comunidade universitária na divulgação de suas atividades. “Os templates tem sido uma ferramenta muito importante usada na Universidade, pois permite que sejam atualizadas e divulgadas informações na sua fonte, ampliando a interação com a comunicação oficial do evento e ainda, mantendo a identidade visual”, explica Juliana. 

Para atrair o público externo, principalmente as escolas de Educação Básica, a CCS realizou uma série de publicações no Instagram e enviou releases sobre as inscrições e  a programação da SNCT para a imprensa local — o Jornal Extra noticiou em 12/9 —, além de publicar notícias semanais no Portal da UFRRJ. A cobertura in loco do evento envolveu duas jornalistas da CCS, Michelle Carneiro e Miriam Braz; sete bolsistas, Augusto Ribeiro, Guilherme Natalino, Matheus Mendonça, Nicole Lopes, Rafael Gutierrez, Sara Reis e Yasmin Alves; e o assessor de imprensa do IM, Ricardo Portugal. Sara Reis, estagiária de Jornalismo na CCS, relatou como foi sua primeira experiência como repórter em um evento de divulgação científica: “Participar de um evento como esse me fez lembrar da importância da pesquisa acadêmica, não apenas para a universidade, mas também como um instrumento de transformação social”. 

Parceria com o curso de Jornalismo 

A cobertura jornalística da SNCT também contou com a atuação de 12 estudantes do curso de graduação em Jornalismo da UFRRJ, sob orientação da professora Alessandra de Carvalho. A docente ressalta a relevância desse tipo de experiência para os graduandos: “Eles experimentam um pouco a pressão da produção de notícias sobre um evento, a busca pelas entrevistas e imagens condizentes. É interessante também porque eles têm contato com assuntos diversos nos projetos de pesquisa e extensão de outros cursos e áreas da Rural. E, por fim, fazem exercício que vai ser útil na circulação de informação produzida na Universidade”. 

Estudantes de Jornalismo acompanhadas da profa. Alessandra de Carvalho (foto: divulgação)

Beatriz Jansen, do 2º período, compartilhou sua experiência: “Foi bom para melhorar minhas habilidades para escrever, entrevistar, e fotografar. E também foi interessante ver pessoas diferentes, entender quais são os trabalhos delas nos cursos e laboratórios”. Já Luís Felipe Melo, do 4º período, destacou a oportunidade de conhecer novos projetos e pessoas da Universidade: “Eu gostei bastante de cobrir a SNCT, por conta da diversidade de temas que poderiam ser abordados, ainda mais com a repercussão que teve no meu primeiro texto. E acho que foi uma experiência incrível”. 

Os estudantes que participaram da cobertura em parceria com a CCS foram Beatriz Jansen Cavalcante, Caio Azevedo Fernandes da Costa, João Gabriel Martins dos Reis, João Marcelo Barreto Rocha Silva , João Vitor Carvalho de Freitas, Jose Davi da Silva Sousa, July Anne dos Santos, Laura Berg de Oliveira, Luis Felipe Silva Melo, Matheus Gomes Felinto, Nicole Lopes Rodrigues, Rafaela Campos Andrade e Sthefanny Rosa Moreira Andrade, além de Amanda Farias (estagiária de jornalismo no Jardim Botânico) e Camille Faria (bolsista de jornalismo no Museu da Química).

A realização da 21ª SNCT na UFRRJ recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Confira a cobertura completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em: https://snct.im.ufrrj.br/

Acompanhe as publicações no Instagram pela hashtag #snctnaufrrj

 

Texto: Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

 


Postado em 08/11/2024 - 13:03 -

Notícias Relacionadas

“Pergunte ao Professor”: nova série de vídeos produzida pela CCS/UFRRJ entrevista docentes sobre temas da atualidade
Mesa discutiu a responsabilidade das gestões públicas nos desastres socioambientais
Cuidado pessoal e ambiental: Oficina apresenta Banho de Floresta como um instrumento de preservação e autocuidado
Palestra na SNCT aborda desafios da formalização de associações
Exposição apresenta formas de vida encontradas em lagos de Seropédica

Últimas Notícias

Skip to content