O livro “Pibid e Residência Pedagógica da UFRRJ: caminhos da docência em Educação Física” é organizado pelo Professor Rodrigo Lema Del Rio Martins, do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação, juntamente com o mestrando em Educação Paulo César Gonçalves Leonardo Filho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).
A obra reúne experiências de ensino-aprendizagens vivenciadas no âmbito nos referidos Programas de formação docente desenvolvidos pela Capese e conta com capítulos assinados por professores da redes públicas, docentes da UFRRJ e estudantes e egressos do curso de licenciatura em Educação Física. Entre os docentes, muitos deles também são vinculados a um outro Programa de Pós-Graduação da Rural, o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional em Educação Física (ProEF).
O livro foi financiado por meio do Edital nº 01/2024 de Auxílio ao Pesquisador do PPGEduc, é de acesso gratuito e pode ser conferido no site do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF), no qual os organizadores Rodrigo Lema e Paulo César Gonçalves são vinculados.
Para obter uma cópia original do livro, basta entrar no site: https://www.gpdef.com.br/not%C3%ADcias/livros-e-cap%C3%ADtulos/publica%C3%A7%C3%A3o-de-e-book. No site da editora Pedro & João também é possível fazer o download.
Os autores destacam que a publicação dessa coletânea é importante para socializar o que foi feito nos 18 meses de duração do Pibid e do Residência Pedagógica, entre novembro de 2022 e abril de 2024, para potencializar o currículos dos discentes da Rural e para fortalecer a presença e a legitimidade da Educação Física como área de conhecimento no currículo escolar.
Destacam ainda que, além da potência das experiências pedagógicas empreendidas no Pibid e na Residência Pedagógica da UFRRJ narradas e analisadas no livro, compreendem a necessidade urgente de a educação física revelar o que se faz de melhor nos cotidianos escolares, dentro das condições possíveis (que são indiscutivelmente adversas). Mais do que refletir e discutir como a educação física “deve ser”, apostam em dar visibilidade no que a educação física “vem sendo”.
Edição: Michelle Carneiro, Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).