O professor Ricardo Ruffoni, do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD), foi condecorado com o 8º dan no judô, uma das graduações mais elevadas no Brasil e no cenário mundial. Ruffoni ministra disciplinas no DEFD, como Fundamentos das Lutas, Aprofundamento em Judô, Gestão e Marketing Esportivo, além de atuar como docente no PROEF, o mestrado profissional em Educação Física, onde leciona a disciplina Fundamentos das Lutas.
A cerimônia ocorreu durante o Encontro Nacional de Kôdanshas, realizado nos dias 25 e 26 deste ano, no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil – Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivos fortalecer os laços de amizade entre judocas, discutir o futuro do judô no país e entregar as novas graduações aos homenageados, entre eles, o professor Ruffoni.
Receber o 8º dan é uma honra significativa, que simboliza um nível excepcional de experiência, técnica e dedicação ao judô. Alcançar essa graduação representa décadas de contribuição, ensino e prática na arte marcial, uma vez que os graus acima do 6º dan são concedidos em reconhecimento ao impacto na filosofia e desenvolvimento do judô, além do domínio técnico. A conquista do professor Ruffoni reflete o respeito e a influência que ele possui no meio, simbolizando o legado que deixa para as novas gerações e para o judô como um todo.
Texto e fotos: Divulgação DEFD/UFRRJ.