Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Programas > Programa Mobilidade Estudantil > Mobilidade Acadêmica Internacional

Pró-Reitoria de Graduação

Mobilidade Acadêmica Internacional


Um dos aspectos mais importantes da mobilidade acadêmica internacional é o conhecimento e convivência com outras culturas, sendo uma oportunidade única para sua qualificação através de experiências acadêmicas e culturais no exterior sendo esta experiência um diferencial curricular porque a pessoa retornará ao Brasil mais preparada para os desafios do mercado global.

PRÉ-REQUISITOS
• Estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação;
• Ter integralizado todos os créditos referentes aos dois primeiros semestres ou ao primeiro ano de estudos;
• Possuir 18 anos de idade completos, até a data de saída do país;
• Estar REGULARMENTE matriculado no período que antecede ao pedido de participação no Programa;
• Ter bom conhecimento da língua do país de destino.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDANTES DA UFRRJ INTERESSADOS EM FAZER INTERCÂMBIO
Escolher uma instituição onde pretende realizar os estudos;

Definir o tempo de duração do intercâmbio. Pode ser de, no mínimo, 06 e, no máximo, 12 meses. Isto se o discente não for contemplado com algum programa com prazo devidamente estipulado – de 06 ou 12 meses.

Informar-se junto à universidade receptora sobre os componentes curriculares ofertados para o(s) semestre(s)
pretendido(s);

Obter da universidade anfitriã os programas analíticos completos dos componentes curriculares pretendidos, incluindo ementas, carga horária, conteúdo programático, etc.;

Informar-se sobre prazos específicos e documentos exigidos;

Informar-se sobre benefícios que possa conseguir, por exemplo, ficar no alojamento universitário;

Preencher e entregar na Pró-reitoria de Graduação o Formulário de Inscrição e todos os documentos exigidos;

O plano de estudos deve ser elaborado previamente com o coordenador do curso de origem. Ao retornar à UFRRJ, o discente deverá entregar cópia do Transcript (Histórico) das disciplinas cursadas, se a universidade onde estudou não o fizer. O documento será apensado ao processo para lançamento de equivalências no sistema acadêmico.

Se, durante o período de mobilidade, o estudante cursar componentes curriculares não incluídos inicialmente no plano de estudos, o processo será enviado à coordenação, ao término da mobilidade acadêmica, para análise.

Observações importantes
Se o discente tiver vaga no alojamento da UFRRJ precisa se informar no Setor responsável as providências para não perder sua vaga;

Caso o estudante tenha alguma bolsa deve buscar informações no Setor ou instituição responsável sobre a possibilidade de continuar com o beneficio quando retornar ou se irá perdê-lo em definitivo;

Recomenda-se ao aluno(a) nomear um representante legal antes de viajar.

Quaisquer outros esclarecimentos podem ser obtidos na Coordenação de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin), sala 130 do Pavilhão Central (P1), e-mail corin@ufrrj.br, telefone (21) 2682-4621; ou, Coordenação de Mobilidade Acadêmica Internacional, email minter@ufrrj.br.

 

PRAZOS PARA DISCENTES REALIZAREM AS SOLICITAÇÕES DE MOBILIDADE ACADÊMICA:

a) Para o primeiro semestre do ano seguinte
Alunos da UFRRJ devem abrir um processo de mobilidade até o dia 31 de outubro.
Estudantes de outras universidades: a UFRRJ receberá os documentos de mobilidade que tenham postadas até o dia 31 de outubro.

b) Para o segundo semestre do mesmo ano
Alunos da UFRRJ devem abrir um processo de mobilidade até o dia 31 de maio.
Estudantes de outras universidades: a UFRRJ receberá os documentos de mobilidade que tenham postadas até o dia 31 de maio.

Não receberemos solicitações fora desses prazos.

Para acompanhar a tramitação do seu processo de Mobilidade Acadêmica, o discente tem que acessar https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf

ORIENTAÇÕES PARA MOBILIDADE
Download das orientações para Mobilidade Convencional.
Download do formulário.
Download da declaração.

• Modalidade Interinstitucional (Internacional) – Com Instituições de Ensino Superior internacionais conveniadas.
• Orientações sobre seguro saúde/viagem, clique aqui.
• Orientações para alunos brasileiros que querem participar de intercâmbio internacional, clique aqui.
• Orientações para alunos estrangeiros que querem estudar na UFRRJ, clique aqui.
Foreign students who wish to study at UFRRJ, click here.
Download do formulário.


Últimas Notícias

Skip to content