O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos em 2024, foi instituído pela Lei 10.861/2004 definindo três componentes para a avaliação da qualidade da Educação Superior do Sistema Federal de Ensino: avaliação de instituições, de cursos e do desempenho dos estudantes (Enade).
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
No ciclo do Enade 2022, participaram 17 cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, sendo nove do câmpus Seropédica, quatro de Nova Iguaçu, três do câmpus Três Rios e um da Educação a Distância (vinculado ao Consórcio Cederj).
Três cursos alcançaram o conceito máximo, igual a cinco (Serviço Social, Direito Seropédica e Direito Três Rios); oito cursos obtiveram conceito quatro (Administração Seropédica, Administração Nova Iguaçu, Administração Três Rios, Administração EAD, Ciências Contábeis, Direito Nova Iguaçu, Psicologia e Turismo); e seis cursos obtiveram conceito 3 (Ciências Econômicas nos três campus, Relações Internacionais, Administração Pública, Jornalismo).
O resultado do Enade é um subsídio relevante para a autoavaliação dos cursos de graduação, permitindo identificar pontos fortes – que precisam ser preservados – e pontos fracos, que demandam atenção e ações no âmbito do curso e da instituição.
Texto e imagem: Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFRRJ)
Edição: CCS/UFRRJ