O curso de jornalismo da UFRRJ, através do trabalho desenvolvido por estudantes da disciplina optativa Jornalismo para Dispositivos Móveis, trará para uma mesa de debates com especialistas, no dia 09/12/24, às 18h30, no Auditório Paulo Freire, o tema “Cultura digital, IA e meio acadêmico: perspectivas com o uso do ChatGPT” . Com mediação da professora Rejane Moreira, coordenadora do projeto Entremídias e docente do curso de Jornalismo UFRRJ, a mesa será composta pelos pesquisadores Mariano Pimentel, André Holanda e Simone Orlando.
Em 2024, o tema da Inteligência Artificial ganhou novos contornos, justamente porque começou a ficar evidente a presença dessa tecnologia, como uma força transformadora, em nosso dia-a-dia. Nunca se falou tanto sobre esse assunto e seu impacto em setores diversos da vida social. A IA generativa (baseada em máquinas que aprendem e interagem), principalmente, passou a ser mais acessível a todos, via plataformas que conseguem nos ajudar a realizar tarefas complexas antes consideradas fora do alcance de uma tecnologia, como gerar conteúdo textual de qualidade, desenvolver assistentes virtuais mais otimizados e até criar imagens e músicas.
Neste sentido, a mesa redonda irá centrar sua discussão exatamente no papel de chatbots, como o CHAT GPT, para auxiliar a atual produção acadêmica na vida universitária.
O convidado Mariano Pimentel, professor associado do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, levará para a mesa apontamentos sobre a escrita artificial e leitura informatizada. Mariano traz, como perspectiva, a ideia de que hoje se forjam um “escritor híbrido” e um “leitor generativo”, pois as novas tecnologias reconfiguram as práticas de escrita e leitura, sinalizando a emergência de um novo perfil cognitivo de leitores e escritores com o uso ostensivo da inteligência artificial.
Os docentes do curso de Jornalismo da UFRRJ e pesquisadores da área de Cibercultura, André Holanda e Simone Orlando, farão reflexões sobre os impactos da inteligência artificial no meio acadêmico, tendo em vista oportunidades e desafios das novas ferramentas tecnológicas. A proposição trará apontamentos sobre a dimensão do uso da IA na vida universitária, além de questões éticas, pedagógicas e conceituais em torno do tema.
Para participar e ser certificado é necessário fazer a inscrição através do SIGAA/UFRRJ. Inscrições avulsas podem ser feitas também na hora do evento.
A atividade vale, para estudantes, 3 horas de atividade complementar autônoma.
Link da listagem de cursos e eventos do SIGAA: https://is.gd/4RBREd (Link curto)
* Texto produzido por Carolina Freitas (estudante do curso de Jornalismo, aluna da disciplina Jornalismo e Tecnologias Móveis).