O grupo SACI (Standard and Advanced Cosmological Investigations), do Departamento de Física (DEFIS) do Instituto de Ciências Exatas (ICE/UFRRJ), promove a terceira edição do encontro semestral do grupo, o III SACI Meeting.
O evento será realizado no Auditório Hilton Salles, Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica, no dia 16/5, sexta-feira, das 13 às 17 horas.
Para consultar a programação completa, clique aqui.
O SACI é composto por discentes com trabalhos em cosmologia em todo o tripé universitário – ensino, pesquisa e extensão. “O principal objetivo é divulgar o trabalho dos discentes, bem como incentivar a todos os outros graduandos a perceberem o papel na atividade científica como parte de sua formação universitária”, explica o professor Rodrigo de Sousa Gonçalves, coordenador da iniciativa.
O físico Jonathan Morais, que integrava o grupo até sua formatura como primeiro bacharel em física pela UFRRJ, no período passado, participou das edições anteriores e compartilha sua experiência: “Quando temos o SACI Meeting, já sei que será uma tarde prazerosa, repleta de aprendizados e trocas. Desde a exposição de pesquisas na área de cosmologia até a divulgação de projetos de extensão e aplicações no ensino, o evento sempre surpreende. Acho incrível como ele consegue integrar de forma tão natural os três pilares universitários”.
O evento é aberto à comunidade interna e externa da UFRRJ.
Serão emitidos certificados pela presença, mediante assinatura da lista de presença no dia, bem como inscrição online no evento geral (Reuniões do grupo SACI 2025) e também na mini-atividade dentro do evento geral (III SACI Meeting), como descrito abaixo.
Acompanhe essa e outras ações de ensino, pesquisa e extensão do grupo SACI no Instagram @saci.ufrrj.
Orientação sobre inscrições no evento e mini-atividade:
1) É necessário ter um cadastro na plataforma GOV (https://www.gov.br/pt-br) acessando a página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, especificamente a página do link: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/servicos_digitais/extensao/areaInternaCursosEventosExtensao.jsf > ‘Inscrições abertas’ > ‘Reuniões do grupo SACI (2025)’.
2) É possível realizar a inscrição logo nessa página clicando no ícone do ‘bonequinho azul’ ou abrir os detalhes no símbolo ‘>’.
3) Ao realizar a inscrição é necessário inserir o instituição.
4) Com a inscrição feita aparece a tela de “Inscrição submetida com sucesso”.
5) Aparecerá a opção de inscrição na mini-atividade “III SACI Meeting” no canto inferior direito.
Divulgação Grupo SACI. Edição: Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).