Com o objetivo de melhorar a fluidez dos principais fluxos de águas naturais na região de Seropédica e Itaguaí, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tem realizado algumas ações dentro da Universidade nos últimos dois meses.
O rio Piloto drena os afluentes da região e alguns deles passam dentro da UFRRJ. Por causa de assoreamento e muita vegetação invasora nas margens e leito desses pequenos corpos hídricos, o Inea tem feito limpeza com equipamentos pesados, como escavadeiras. A retirada do material tem sido feito com caminhões e muitos dejetos já foram retirados. Assim, o escoamento da água é facilitado, evitando o transbordamento. A ação prevê, ainda, a manutenção da vegetação ciliar e a recomposição de taludes.
Não há previsão de término desta atividade, pois cada trecho tem características diferentes, que podem representar dificuldades bem distintas. A engenheira Maria Gabriela Ferreira da Mata, da Prefeitura Universitária da Rural, está acompanhando as atividades e dando suporte para o Inea nos trabalhos.