Hoje, 01 de setembro de 2023, entidades científicas de todo o país divulgaram nota pública na qual registram sua surpresa e indignação em relação ao projeto de lei orçamentária enviado ontem ao Congresso Nacional.
Em um trecho do texto, as entidades (entre elas a Andifes, da qual a UFRRJ faz parte) relembraram uma fala do presidente Lula que gerou uma grande expectativa na comunidade científica brasileira. Veja abaixo um parágrafo do documento.
“A ciência voltou”, anunciou o Presidente Lula no dia 12 de julho, ao restabelecer o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que hibernou durante o quadriênio passado. Queremos ver, na prática, essa volta. Queremos ter condições de garantir que a ciência brasileira realmente efetive suas capacidades. Pleiteamos, então, que o Governo Federal revise o valor destinado à parcela dos que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento, junto com inúmeras sociedades afiliadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, manifestam a surpresa e indignação da comunidade científica brasileira, ao tomarem conhecimento do projeto de lei orçamentária enviado ontem ao Congresso Nacional.
As entidades que assinam o documento são:
Academia Brasileira de Ciências (ABC); Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti); Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas & Sustentáveis (Ibrachics); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Veja aqui o documento na íntegra.