Sob o título “Sistema Integrado de Produção Agroecológica: Fazendinha Agroecológica Km 47 – 30 anos”, a Fazendinha Agroecológica KM 47 foi finalista e vencedora do Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente concedido pelo Crea-MS. A premiação ocorreu em solenidade no auditório do Crea-MS, no dia 29 de junho, em Campo Grande/MS. O Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente homenageia algumas empresas e profissionais com propostas de preservação de meio ambiente.
O estado do Mato Grosso do Sul possui uma das legislações ambientais mais inovadoras do país, envolvendo cooperação entre entes do estado, municípios e União. Na avaliação da comissão julgadora, a Fazendinha sagrou-se vencedora diante de suas três décadas com ações de ensino, pesquisa, extensão e educação ambiental, ofertando tecnologias de agroecologia e agricultura orgânica como alternativas de produção de alimentos e sustentabilidade ambiental.
A submissão e defesa da Fazendinha na premiação foi sustentada pelo professor João Araujo, que representou as instituições parceiras (UFRRJ/Embrapa Agrobiologia/Pesagro Rio/CTUR), e objetivou homenagear a todos que fizeram a história da Fazendinha em seus 30 anos.