A Iniciativa Águas Resilientes, fundada em 2019 pelo estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Erleyvaldo Bispo dos Santos, apresentará na Conferência das Águas da Organização das Nações Unidas (ONU) um documento de advocacy que reúne demandas, preocupações e soluções pensadas a partir da realidade brasileira para questões relativas ao acesso à água potável, saneamento básico e higiene. Em foco, estão as necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social e dos moradores das periferias e favelas.
O documento foi construído coletivamente em evento híbrido realizado em fevereiro de 2022, cuja etapa presencial ocorreu no câmpus Seropédica da UFRRJ, e irá integrar um material mais amplo da Coalizão Latino-Americana de Jovens pelas Águas.
“Estamos fazendo história com esse documento inédito da juventude brasileira e precisamos de todos, todas e todes nessa grande mobilização pelas nossas águas, à água é interseccionada com vários outros temas ambientais, sociais e econômicos e é exatamente através dela que garantimos vários outros direitos a milhões de brasileiros e brasileiras, estamos levando esse debate não somente a nível nacional , como também internacional, precisamos unir forças e priorizar a agenda de água como ponto principal para o desenvolvimento do Brasil”, afirma Erleyvaldo.
Além do estudante da UFRRJ, a delegação brasileira é formada por mais quatro jovens, entre eles o comunicador Rene Silva, fundador do Jornal Voz das Comunidades.
“Incluir e trazer a favela para o debate sobre água é algo altamente emergencial, porque temos a total noção que são as pessoas mais impactadas no meio de milhões de brasileiros e brasileiras, que não têm acesso a uma água de qualidade. Precisamos de avanços e também de respostas, porque a favela continua sendo tão impactada? Realmente, precisamos falar sobre todas essas pessoas que vivem sem acesso a esse direito básico e sem dignidade. Buscamos avanços em curto, médio e longo prazo”, disse Rene.
A Iniciativa Águas Resilientes lidera o Movimento Global da Juventude pela Água na América do Sul.
Unindo o mundo pela água
A Conferência das Águas – denominada formalmente como Conferência da Revisão Geral Intermediária da Implementação da Década da ONU para Ação na Água e Saneamento (2018-2028) – é o evento mais importante sobre o tema e acontece entre os dias 22 e 24 de março de 2023, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
De acordo com a ONU, o principal resultado do evento será o lançamento da Agenda de Ação da Água, documento que contribuirá para mobilizar governos e demais interessados em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.
Saiba mais em: https://sdgs.un.org/conferences/water2023
Texto: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ, com informações da Iniciativa Águas Resilientes.
Fotos: Divulgação – Iniciativa Águas Resilientes.