Uma série de 10 vídeos sobre a história da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona MX) está disponível para o grande público assistir em um site que reúne os resultados dos projetos de pesquisa e extensão “Conhecendo a Memória Viva da Flona Mário Xavier e fortalecendo o pertencimento socioambiental seropedicense” (edital nº33/2019) e “Memória Viva da Flona Mário Xavier: Educação Ambiental para promoção do pertencimento socioambiental” (edital nº26/2020), integrantes do Programa de Bolsas Institucionais em Projetos de Extensão e Pesquisa em Direitos Humanos da UFRRJ (EXTPESQ – PDH/UFRRJ).
O objetivo da série, que levou o nome de “Minuto da Memória”, foi registrar acontecimentos, transformações e personalidades/atores da Flona MX em vídeos com cerca de 1 minuto de duração. A Flona Mário Xavier, localizada no município de Seropédica, é uma Unidade de Conservação (UC) desde 1986. Mas sua construção começou na década de 1940, como Horto Florestal de Santa Cruz, sendo anterior à fundação do próprio município de Seropédica. Na série de vídeos foram abordadas as mudanças de categorias da UC, a importância e o objetivo de sua construção e existência, além de explicar sua forma de organização.
A série é uma realização do projeto de pesquisa e extensão “Memória Viva da Flona Mário Xavier: Educação Ambiental para promoção do pertencimento socioambiental” a partir do Programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier e do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada. O projeto de pesquisa foi desenvolvido pela graduanda do curso de Geografia Tamiris Regina Ribeiro Souza de Souza e orientado pela docente Karine Bueno Vargas, resultando no trabalho de conclusão de curso intitulado “De Horto Florestal a Floresta Nacional Mário Xavier: a construção de uma Unidade de Conservação no município de Seropédica-RJ”, o qual pode ser encontrado no Banco de Dados de Pesquisa da Flona MX (https://bancodedadosflonamx.
O Minuto da Memória está disponível nas redes sociais (Instagram: @guardaflonamx | Youtube: @ligaufrrj9791 ) e no site: https://sites.google.com/view/
Assista ao primeiro capítulo: