Finalista da edição 2022 do mais importante prêmio de meio ambiente e sustentabilidade da engenharia nacional, o Sistema Integrado de Produção Agroecológica (Sipa), conhecido como a Fazendinha Agroecológica Km 47, sagrou-se vencedor na modalidade “Sociedade Sustentável”.
Em noite de gala no dia 9 de novembro, em Goiânia, foi feita a revelação da avaliação da Comissão Julgadora, composta por 11 especialistas. A submissão e defesa da Fazendinha ao Troféu foi sustentada pelo professor João Sebastião de Paula Araujo, do Departamento de Agrotecnologias e Sustentabilidade (Instituto de Agronomia), que representou as instituições parceiras (UFRRJ/Embrapa Agrobiologia/Pesagro Rio).
A Seriema, ave da região central do Brasil, destaca-se por sua capacidade de adaptação e sobrevivência. Com seu canto peculiar, a Seriema encanta por sua capacidade de transpor e romper com o processo natural de prognóstico sombrio e se restaurar, mostrando o caminho de soluções às mudanças, como quer mostrar o Prêmio.
Este conceito foi traduzido artisticamente e deu forma de traços lisos e harmoniosos da estatueta que se tornou a identidade da premiação: O Troféu Seriema.
O Troféu Seriema é entregue há 20 anos aos vencedores, reconhecendo o mérito de ações que se destacaram pela excelência de suas contribuições na preservação, recuperação, defesa e conservação do meio ambiente, na melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência socioambiental para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável.