Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > SiSU 2021.2 – 3ª Chamada da Lista de Espera – Manifestação Virtual de Interesse

SiSU 2021.2 – 3ª Chamada da Lista de Espera – Manifestação Virtual de Interesse

Candidato (a), leia esta notícia até o fim. Algumas dúvidas que podem surgir estão respondidas nesta publicação.

 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFRRJ acaba de publicar a convocação para Manifestação Virtual de Interesse na terceira chamada da Lista de Espera do SiSU 2021-2. Conforme estipulado no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ, o número de convocados é dez vezes maior do que o número de vagas disponíveis.

Diferentemente da plataforma do SiSU, somente conseguirá realizar o procedimento o candidato que tiver seu nome relacionado nas listagens. O sistema receberá as manifestações das 00hh00m00s da sexta-feira 11/02/2022 até as 23h59m59s do próximo sábado (12/02/2022).

COMO FUNCIONA A MANIFESTAÇÃO VIRTUAL DE INTERESSE?

Os candidatos relacionados nas listas convocatórias para a Manifestação Virtual de Interesse e que ainda tenham interesse em ocupar a vaga, deverão acessar a plataforma da UFRRJ, inserir os dados solicitados e realizar o procedimento dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do Processo Seletivo. Já aqueles que não foram convocados hoje, ainda poderão ser convocados para a terceira manifestação virtual de interesse e não necessitam realizar procedimento algum neste momento.

Após o encerramento do período de manifestação virtual de interesse, a Pró-Reitoria de Graduação irá apurar os dados e confeccionar a lista convocatória para a realização da solicitação de matrícula, de acordo com o quantitativo de vagas disponíveis por cada modalidade (ampla concorrência e tipos de cotas).

Atenção! Os candidatos convocados para a Manifestação Virtual de Interesse e que não realizarem o procedimento serão excluídos da Lista de Espera e não concorrerão mais à vaga na UFRRJ nesta edição do SiSU, de acordo com o Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ.

CONCORRÊNCIA ÀS VAGAS POR MODALIDADE
Lembramos aos concorrentes que todos os candidatos, independente da modalidade, concorrem às vagas da modalidade “1” (Ampla Concorrência = A1), afinal, como o próprio nome diz, elas são de ampla concorrência, permitindo com que todos concorram por elas.

Na modalidade “2” (Ensino Médio Público = L5) concorrem todos os cotistas, ou seja, os inscritos nas modalidades 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Isso porque os participantes dessas oito categorias atendem ao critério da modalidade que é ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino.

Na modalidade “3” (Ens. Méd. Púb. + PPI = L7) concorrem os inscritos nas modalidades 3, 5, 7 e 9, já que os participantes dessas quatro categorias atendem simultaneamente aos critérios da modalidade: ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino e ter se autodeclarado preto, pardo e indígena.

Na modalidade “4” (Ens. Méd. Púb. + Renda = L1) concorrem os candidatos optantes das modalidades 4, 5, 8 e 9, que vão comprovar a realização integral do Ensino Médio em rede pública e possuir renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Na modalidade “5” (Ens. Méd. Púb. + Renda + PPI = L3) só concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 5 e 9, pois somente eles afirmam atender simultaneamente aos três critérios desta modalidade: ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter Renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter se autodeclarado preto, pardo ou indígena.

Na modalidade “6” (Ens. Méd. Púb. + Pessoa com Deficiência = L6) concorrem os candidatos inscritos nas modalidades 6, 7, 8 e 9. Isso porque os participantes dessas quatro categorias atendem aos dois critérios da modalidade: ter cursado integralmente o Ensino Médio em rede pública de ensino e ter alguma deficiência como indicada nos Decretos nº 3.298/99 e/ou nº 5.296/2004.

Na modalidade “7” (Ens. Méd. Púb. + PPI + Pessoa com Deficiência = L8) concorrem as pessoas inscritas nas modalidades 7 e 9, que: são deficientes, cursaram todo o Ensino Médio em rede pública e se autodeclararam preto, pardo ou indígena.

Na modalidade “8” (Ens. Méd. Púb. + Renda + Pessoa com Deficiência = L2) concorrem os candidatos optantes das modalidades 8 e 9, que: são deficientes, realizaram integralmente o Ensino Médio em rede pública e possui renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Na modalidade “9” (Ens. Méd. Púb. + Renda + PPI + Pessoa com Deficiência = L4) só concorrem os candidatos inscritos na própria modalidade 9, pois somente eles afirmam se enquadrar, simultaneamente, aos quatro tipos de critérios: ser pessoa com deficiência, ter cursado todo o Ensino Médio em rede pública, ter renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter se autodeclarado preto, pardo ou indígena.

CONVOCAÇÃO PARA A SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA
Para a realização da solicitação de matrícula nos dias 15 a 16 de fevereiro (em modo remoto), serão convocados aqueles concorrentes que estiverem dentro do quantitativo real de vagas disponíveis. A convocação será divulgada a partir das 00h da próxima terça-feira (15) e respeitará a distribuição de vagas remanescentes de cada modalidade (ampla concorrência e cotas).

Os candidatos que tiverem realizado o procedimento e não se encontrarem dentro da margem real de vagas retornarão à Lista de Espera e deverão aguardar nova Manifestação Virtual de Interesse.

VÍDEOS TUTORIAIS
A Assessoria de Comunicação da Prograd preparou alguns vídeos tutoriais sobre as etapas de concorrência e ocupação às vagas. As produções estão disponibilizadas na sessão “Vídeos” desse portal, acesse. Um desses vídeos tutoriais explica o passo a passo para a realização da Manifestação Virtual de Interesse, veja. Já outro vídeo tutorial explica a diferença entre a Lista de Espera, a convocação para Manifestação Virtual Interesse e para a realização da solicitação matrícula, assista. Ele também mostra como são geradas as listas para a manifestação de interesse e para a solicitação matrícula.
DÚVIDAS
Recomendamos a leitura atenta dos editais disponibilizados na sessão “Editais” deste portal, para a compreensão de todo o procedimento de concorrência às vagas. Questões pontuais estão esclarecidas na sessão “Dúvidas”, com resposta às dúvidas frequentes dos candidatos. Além disso, como exposto acima, também criamos vídeos tutoriais que explicam as principais etapas da concorrência às vagas. Acesse-os na sessão “Vídeos”.
LINKS
As listagens com os convocados para a Manifestação Virtual de Interesse na Terceira Chamada da Lista de Espera estão disponíveis na aba “Convocações / 3ª Lista de Espera 2021-2 / 3ª Manifestação Virtual de Interesse 2021-2”, acesse clicando aqui. Já o endereço eletrônico para a realização do procedimento é: www.itr.ufrrj.br/interesse.

Postado em 11/02/2022 - 12:49 - Atualizado em 17/02/2022 - 13:22

Notícias Relacionadas

SiSU-UFRRJ 2021.2: 3ª Chamada da Lista de Espera – Prograd convoca candidatos para Solicitação de Matrícula

Últimas Notícias

Skip to content