O professor Sérgio Pereira Leite, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), foi consultado pelo jornal El País em reportagem que trata da venda de terras para estrangeiros. Segundo informações do jornal espanhol, o Brasil é um dos cinco países do mundo que mais vende terra para estrangeiros.
– Embora a terra não seja um ativo financeiro stricto sensu, como uma aplicação no banco, ela em geral consegue valorizar o capital nela investido mesmo sem necessariamente ser objeto de alguma atividade produtiva. Não é o ativo mais rentável, porém é um dos mais seguros – ressaltou o docente na matéria.
Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor associado do CPDA, do qual foi coordenador e onde atualmente dirige o Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) e o Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP), Sérgio Pereira Leite realizou estágio de pós-doutorado em Ciências Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França e em Sociologia no The Graduate Center/ City Universtiy of New York (CUNY), Estados Unidos, onde atuou como visiting scholar. Para mais informações sobre o docente, acesse http://lattes.cnpq.br/2051768895007839
Para ler a reportagem na íntegra, visite https://goo.gl/8UVtP9
Imagem de José Cícero da Silva (Agência Pública/ reportagem de El País)