Desde 1997, o projeto promove inclusão por meio do esporte, atendendo atualmente cerca de 230 crianças e adolescentes

Na última terça-feira (13), o jornal Extra destacou a forma que o projeto Craques da Vida usa o futebol como transformação social na vida de crianças e adolescentes da Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O projeto é realizado pela Organização da Sociedade Civil Craques da Vida, que foi fundada em 1999, dois anos depois do início das atividades, pelo Franklin Ferreira, a iniciativa utiliza o futebol como ferramenta de inclusão social, formação cidadã e educação. Ao longo de quase três décadas, o projeto tem contribuído para fortalecer os vínculos comunitários e reforçar o esporte como porta de entrada para diversas oportunidades, mostrando que a iniciativa vai muito além do campo.
Além de repercutir a origem, trajetória e histórias inspiradoras dos jovens do projeto, a matéria menciona que é uma “Parceria de peso” entre a Organização da Sociedade Civil e a Universidade, o texto é escrito pela jornalista, Isabella Cardoso, do Jornal Extra, a redatora menciona que:
“O trabalho é mantido por meio de parcerias, como a com a Pró-reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e leis de incentivo”

O apoio da Proext/UFRRJ é realizado de forma técnica, com o fornecimento de bolsistas graduandos, profissionais da educação física que auxiliam os jogadores que representam o bairro da Vila Aliança.
Confira a matéria completa no jornal Extra:
https://extra.globo.com/blogs/acao-de-responsa/noticia/2026/10/proejto-craques-da-vida-muda-realidades-na-vila-alianca.ghtml
Texto: Lorena Lourenço, estudante de jornalismo da UFRRJ
Foto: Divulgação do Projeto, PROEXT/UFRRJ