Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Um jardim de ensino, pesquisa e extensão

Um jardim de ensino, pesquisa e extensão

Por João Gabriel Castro (*)

 

Espaço de interação. Alunos do 1º ano do fundamental do Caic em visita ao Jardim Botânico

O Jardim Botânico (JB) da UFRRJ une ensino, pesquisa e extensão em um só lugar. Além de servir como laboratório para diversos cursos da instituição, o JB também é um espaço aberto ao público com atividades que promovem o acesso à cultura, lazer e informação.

 

Para Ivo Abraão, professor do Departamento de Botânica e diretor do JB, ter esse espaço de interação com os públicos acadêmico e externo dentro do câmpus é um exercício de responsabilidade social. “Eu acho que é uma obrigação da instituição mostrar o conhecimento produzido aqui e como ele se insere no cotidiano das pessoas. E eu vejo o Jardim Botânico como uma ferramenta eficaz no intermédio dessa comunicação. Como aqui é um espaço multidisciplinar, a gente consegue desenvolver diferentes atividades em diversas áreas da ciência. Isso proporciona aos visitantes acesso a diversos saberes e olhares ao mesmo tempo. Não só científico, mas didático e cultural também”, afirma.

 

Como parte de suas atividades de extensão, o Jardim recebe, em parceria com escolas do município de Seropédica e da região, estudantes de variados segmentos educacionais. As visitas são guiadas por alunos de licenciatura da UFRRJ, selecionados pelo Programa de Apoio Pedagógico, que adaptam as atividades de acordo com o objetivo da turma visitante. Através do contato com a natureza, as dinâmicas têm como pano de fundo a promoção da importância do meio ambiente e de sua preservação.

 

Em agosto, o JB recebeu os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic). Em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro, as crianças participaram de atividades semanais que relacionaram as lendas da cultura popular brasileira ao mundo vegetal.

 

Segundo Laila Rodrigues, professora do Caic, o complemento oferecido pela parceria entre a Rural e a escola é sempre enriquecedor. “Os alunos amam vir para o Jardim Botânico. Eles assimilam melhor o conteúdo, porque aqui eles estão pondo em prática, vendo, sentindo e tocando o que foi visto em sala de aula. Isso é muito mais proveitoso e assimilativo para a criança”, conta.

 

Mais informações em http://institucional.ufrrj.br/jardimbotanico/

 

(*) Bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

 

Você também faz um trabalho de divulgação científica na UFRRJ?

Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br

 

Publicado originalmente no Rural Semanal 10/2019.


Postado em 16/10/2019 - 17:21

Notícias Relacionadas

Jardim Botânico da UFRRJ distribui mudas no Dia da Árvore

Abertas as inscrições para o Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica do Jardim Botânico da UFRRJ

Últimas Notícias