Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Projetos alinham consciência ambiental e interação com a comunidade

Projetos alinham consciência ambiental e interação com a comunidade

00Sementes de sustentabilidade

 

Por Yago Monteiro, bolsista de Jornalismo da CCS/UFRRJ

 

Traga a sua bolsa. Comerciantes da Feira de Agricultura Familiar não utilizam mais sacolas plásticas

A Universidade está cada vez mais preocupada com as questões que envolvem a proteção ambiental. Projetos surgiram nos últimos anos tendo como pilares a educação, a projeção de alternativas sustentáveis e o envolvimento com a comunidade para obter resultados mais concretos.

 

No câmpus Seropédica, temos em destaque a Feira da Agricultura Familiar (FAF). A feira reúne produtores e comerciantes de alimentos da região e acontece todas às quartas-feiras, das 8h às 13h, no Pavilhão Central (P1). A FAF já é um evento tradicional na Rural, ocorre desde setembro de 2016 e atrai cada vez mais adeptos.

 

Alessandra Reis é uma das comerciantes que participam do projeto. Ela trabalha há dois anos no local e foi uma das que apoiaram a iniciativa dos feirantes de não utilizarem mais sacolas plásticas – produto visto como um vilão ambiental por levar até 400 anos para se decompor. ‘‘Participei de um evento sobre os 200 anos de Itaguaí e os banners utilizados no evento foram transformados em sacolas recicladas por um grupo de artesãos da cidade. Diversos feirantes agora usam essas sacolas para substituir as de plástico’’, pontua.

 

De acordo os comerciantes, as pessoas começam a ter consciência dos problemas com a utilização de sacolas plásticas. Muitos clientes já transitam no local com suas bolsas e sacolas, evitando o desperdício.

 

Reutilização e reciclagem

 

Reutilização de resíduos. Integrantes do ‘Composta Rural’ e da Colosus no pátio em que se realiza a compostagem

Os alunos também se envolvem em iniciativas que lidam com a reutilização de resíduos produzidos na própria Universidade. É o caso do ‘Composta Rural’, projeto da Coordenadoria de Logística Sustentável (Colosus). O ‘Composta Rural’ conta com uma equipe de sete estudantes de Agronomia, Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação do Campo (LEC). A ação tem caráter cultural e educacional, já que propõe mudar hábitos e despertar a consciência de que resíduos podem ser reaproveitados ou descartados de forma não tão agressiva ao meio ambiente, pensando no lixo como um possível gerador de recursos e renda.

 

Em março, participantes do projeto se reuniram com moradores dos alojamentos, apresentando seus objetivos e a importância da iniciativa. Após esse contato, foram instalados baldes e bombonas na entrada e nos corredores de cada andar dos alojamentos, todos com a identificação do ‘Composta’. Esses objetos servem para os moradores descartarem detritos orgânicos.

 

Num pátio próximo dali, os colaboradores do projeto depositam resíduos dos alojamentos e do restaurante Erva-Doce. Todos passarão pelo processo da compostagem, que estimula naturalmente a decomposição desses materiais.

 

Segundo Bruna Precioso, estudante de Agronomia, começa a se observar um grau de conscientização. “Muitos moradores do alojamento demonstram conhecimento e interesse pelo projeto. Alguns falam que gostariam de fazer o descarte correto, mas que não conheciam iniciativas deste tipo em Seropédica’’, disse a participante do ‘Composta Rural’.

 

Educação ambiental no CTUR e em Três Rios

 

Ecologia em prática. Alunos participam de iniciativa do ‘CTUR Recebe: Ambiental’

No Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR), há o “CTUR Recebe: Ambiental”. O projeto nasceu em 2017 e é administrado pelo professor e coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente, Alex Braz Iacone Santos.

 

A iniciativa promove palestras, minicursos e debates para difundir conhecimentos e práticas ambientais abertos à comunidade, criando estratégias e canais de intercâmbio entre o ensino superior, o ensino médio/técnico e o mercado de trabalho. Além de atingir os estudantes, o projeto possibilita uma discussão coletiva, aperfeiçoando o aprendizado da comunidade ruralina e da sociedade sobre as temáticas ambientais.

 

O professor Santos destaca que várias conquistas já foram obtidas: “Os alunos estão mais envolvidos com as suas áreas de formação e adquiriram um posicionamento mais crítico em relação às questões ambientais. Como consequência do projeto, foi aprovada a criação da ‘Sala Verde CTUR Recebe Ambiental’, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como referência em Educação Ambiental. Avançamos mais um passo para a integração de ações na escala municipal’’.

 

Conscientização. Cartaz com uma das iniciativas do ‘ITR Sustentável’

Já no Instituto Três Rios, o ‘ITR Sustentável’ leva consciência ambiental ao câmpus. O projeto – coordenado pela professora Ângela Alves de Almeida, do curso de Gestão Ambiental – conta com 12 alunos envolvidos, e visa implantar e gerir um programa de universidade sustentável, unindo toda comunidade universitária.

 

As principais atitudes centram-se na economia de energia, água e papel; na limitação do uso dos copos descartáveis com a adoção de canecas; e na elaboração de oficinas de reciclagem e outros eventos de conscientização.

 

De acordo com a coordenadora, o ‘ITR Sustentável’ já é reconhecido pelos estudantes de Gestão Ambiental. Ela ainda destaca a parceria com moradores da região: “A ação é bem aceita pela população externa, como a cooperativa de catadores e o pessoal da feira agroecológica que recebe o óleo usado. O ITR se transformou em um ponto de coleta de recicláveis e não recicláveis, como pilhas, por exemplo’’.

 

As mudanças desde o começo das atividades do projeto são nítidas: os gastos diminuíram, a separação de materiais recicláveis dos não recicláveis é uma realidade e a cooperativa de Três Rios procura o material coletado.

 

Conheça mais sobre as iniciativas:

FAF: @feiraufrrj

Composta Rural: @compostaufrrj

CTUR Recebe Ambiental: facebook.com/cturambiental

ITR Sustentável: itr.ufrrj.br/determinacaoverde/projeto-universidade-sustentavel

 

Se você conhece ou participa de algum projeto sustentável na UFRRJ, conte sua experiência para a gente: comunicacao@ufrrj.br


Postado em 22/05/2019 - 15:00

Notícias Relacionadas

Universidade Rural testa iluminação com energia solar

Energia solar na Rural

UFRRJ promove ação para reduzir uso de copos descartáveis

Graduada pela UFRRJ recebe prêmio internacional

Últimas Notícias