Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Projeto divulga pesquisas sobre Mata Atlântica e Ciência do Solo

Projeto divulga pesquisas sobre Mata Atlântica e Ciência do Solo

A divulgação toma as redes

Por João Gabriel Castro (*)

Do projeto interdisciplinar “Áreas de Referência para Pesquisas Ambientais em Bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia”, realizado pela Universidade Rural com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), nasceu o Núcleo de Estudos Interdisciplinar em Floresta Atlântica (Neifa). Através das mídias digitais, o Neifa encontrou nas redes o meio mais adequado para a divulgação do conhecimento produzido pelo projeto.

Segundo Ana Paula Pessim, pós-doutora em Ciências do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária (PPGCTIA) e responsável pelo projeto de divulgação, o objetivo era atingir, além dos públicos pares, a sociedade em geral com interesse em pesquisa científica produzida pela UFRRJ. “Nosso objetivo era mostrar ao público não só o resultado da pesquisa, mas também como ela foi feita. Tudo isso em uma linguagem mais simples e acessível para que as pessoas pudessem compreender melhor e enxergar como que, na prática, esses conhecimentos poderiam ser aplicados no cotidiano delas”, explica.

Por meio das redes sociais e do blog “Divulgando Ciência do Solo”, foram produzidos e disseminados conteúdos em formatos multimídia que apresentam todo o processo da pesquisa: desde os experimentos em campo, passando pela parte laboratorial, até a parte escrita com a produção de artigos científicos. A conta no Instagram @divulgandocienciadosolo já reúne mais de 800 seguidores. No Facebook, os conteúdos em vídeo somam cerca de 3 mil visualizações. Tais números representam um resultado positivo para a popularização das pesquisas em Floresta Atlântica e Ciência do Solo proposta pelo projeto.

Ainda de acordo com Ana Paula, o próximo passo é dar continuidade à iniciativa para que mais pesquisas da Universidade possam ser difundidas. “A divulgação científica é fundamental porque, a partir dela, você permite que a sociedade possa reconhecer a ciência como parte integrante da sua cultura. E, na Rural, nós percebemos que não havia nenhuma divulgação nas redes dentro dessa área de Ciências Agrárias. Então, a ideia é continuar com o projeto com outras pesquisas que estão sendo desenvolvidas dentro do programa de Pós-graduação em Agronomia e Ciência dos Solos e do PPGCTIA”, afirma.

Saiba mais:

Facebook: Neifa UFRRJ
Youtube: Canal Divulgando Ciência do Solo
Blog: http://blogs.ufrrj.br/divulgandocienciadosolo/

(*) Bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

Você também faz um trabalho de divulgação científica na UFRRJ?

Escreva para nós: comunicacao@ufrrj.br

Publicado originalmente no Rural Semanal 10/2019.

Postado em 16/10/2019 - 17:12