Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Programas > Programa Mobilidade Estudantil > Mobilidade Acadêmica Internacional

Pró-Reitoria de Graduação

Mobilidade Acadêmica Internacional

Um dos aspectos mais importantes da mobilidade acadêmica internacional é o conhecimento e convivência com outras culturas, sendo uma oportunidade única para sua qualificação através de experiências acadêmicas e culturais no exterior sendo esta experiência um diferencial curricular porque a pessoa retornará ao Brasil mais preparada para os desafios do mercado global.

PRÉ-REQUISITOS
• Estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação;
• Ter integralizado todos os créditos referentes aos dois primeiros semestres ou ao primeiro ano de estudos;
• Possuir 18 anos de idade completos, até a data de saída do país;
• Estar REGULARMENTE matriculado no período que antecede ao pedido de participação no Programa;
• Ter bom conhecimento da língua do país de destino.

PROCEDIMENTOS DE ESTUDANTES DA UFRRJ INTERESSADOS EM FAZER INTERCÂMBIO
Escolher uma instituição onde pretende realizar os estudos;

Definir o tempo de duração do intercâmbio. Pode ser de, no mínimo, 06 e, no máximo, 12 meses. Isto se o discente não for contemplado com algum programa com prazo devidamente estipulado – de 06 ou 12 meses.

Informar-se junto à universidade receptora sobre os componentes curriculares ofertados para o(s) semestre(s)
pretendido(s);

Obter da universidade anfitriã os programas analíticos completos dos componentes curriculares pretendidos, incluindo ementas, carga horária, conteúdo programático, etc.;

Informar-se sobre prazos específicos e documentos exigidos;

Informar-se sobre benefícios que possa conseguir, por exemplo, ficar no alojamento universitário;

Preencher e entregar na Pró-reitoria de Graduação o Formulário de Inscrição e todos os documentos exigidos;

O plano de estudos deve ser elaborado previamente com o coordenador do curso de origem. Ao retornar à UFRRJ, o discente deverá entregar cópia do Transcript (Histórico) das disciplinas cursadas, se a universidade onde estudou não o fizer. O documento será apensado ao processo para lançamento de equivalências no sistema acadêmico.

Se, durante o período de mobilidade, o estudante cursar componentes curriculares não incluídos inicialmente no plano de estudos, o processo será enviado à coordenação, ao término da mobilidade acadêmica, para análise.

Observações importantes
Se o discente tiver vaga no alojamento da UFRRJ precisa se informar no Setor responsável as providências para não perder sua vaga;

Caso o estudante tenha alguma bolsa deve buscar informações no Setor ou instituição responsável sobre a possibilidade de continuar com o beneficio quando retornar ou se irá perdê-lo em definitivo;

Recomenda-se ao aluno(a) nomear um representante legal antes de viajar.

Quaisquer outros esclarecimentos podem ser obtidos na Coordenação de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin), sala 130 do Pavilhão Central (P1), e-mail corin@ufrrj.br, telefone (21) 2682-4621; ou, Coordenação de Mobilidade Acadêmica Internacional, email minter@ufrrj.br.

PRAZOS PARA DISCENTES REALIZAREM AS SOLICITAÇÕES DE MOBILIDADE ACADÊMICA:

a) Para o primeiro semestre do ano seguinte
Alunos da UFRRJ devem abrir um processo de mobilidade até o dia 31 de outubro.
Estudantes de outras universidades: a UFRRJ receberá os documentos de mobilidade que tenham postadas até o dia 31 de outubro.

b) Para o segundo semestre do mesmo ano
Alunos da UFRRJ devem abrir um processo de mobilidade até o dia 31 de maio.
Estudantes de outras universidades: a UFRRJ receberá os documentos de mobilidade que tenham postadas até o dia 31 de maio.

Não receberemos solicitações fora desses prazos.

Para acompanhar a tramitação do seu processo de Mobilidade Acadêmica, o discente tem que acessar https://sipac.ufrrj.br/public/jsp/portal.jsf

ORIENTAÇÕES PARA MOBILIDADE
Download das orientações para Mobilidade Convencional.
Download do formulário.
Download da declaração.

• Modalidade Interinstitucional (Internacional) – Com Instituições de Ensino Superior internacionais conveniadas.
• Orientações sobre seguro saúde/viagem, clique aqui.
• Orientações para alunos brasileiros que querem participar de intercâmbio internacional, clique aqui.
• Orientações para alunos estrangeiros que querem estudar na UFRRJ, clique aqui.
Foreign students who wish to study at UFRRJ, click here.
Download do formulário.