Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > EXTENSÃO > Notícias da Extensão > Curso de Introdução à Robótica já atendeu mais de 180 alunos por meio de aulas online

Curso de Introdução à Robótica já atendeu mais de 180 alunos por meio de aulas online

Texto: Thaís Melo*

 

O projeto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti) da Prefeitura de Nova Iguaçu +Casas da Inovação, oferece diversos cursos online durante a pandemia. Dentre essas atividades estão as aulas de Introdução à Robótica. O curso já era realizado presencialmente e se adaptou à nova realidade para continuar atendendo a comunidade de Nova Iguaçu e outros municípios da Baixada Fluminense, levando conhecimento tecnológico inclusive para os estudantes com algum tipo de deficiência.

A equipe de Introdução à Robótica conta com a coordenação técnica do professor Gabriel Araújo do Cefet de Nova Iguaçu, selecionado como coordenador da equipe de Robótica via edital público da UFRRJ. O professor atua no +Casas desde maio de 2019 e a sua equipe é composta por quatro bolsistas de Iniciação Científica, três bolsistas de Iniciação Científica Júnior e dois estagiários da Semacti.

Atualmente são 111 beneficiados pelas aulas do curso de robótica online, que estão em seu terceiro ciclo. Nos dois ciclos anteriores, 76 alunos foram atendidos e 143 alunos tiveram aulas de Introdução à Robótica antes da pandemia, o que contabiliza 330 alunos que participaram do curso e que podem até mesmo terem encontrado sua futura profissão.

O professor Araújo explicou do que se trata essa área pouco conhecida pela maioria das pessoas. “A Robótica é uma área interdisciplinar. Envolve conceitos de Eletrônica, Mecânica e Computação. Na escola, o jovem vê esses conceitos difundidos nas aulas Matemática (operações básicas, funções, lógica, etc), Ciências (principalmente física) e, quando possível, Informática. No nosso curso de robótica buscamos, de forma lúdica e com pequenos projetos interessantes, estimular o interesse dos nossos alunos nessas áreas”, declarou o coordenador. De acordo com o docente esse tipo de iniciativa pode estimular os estudantes a seguirem carreira em áreas relacionadas e com isso pode vir a favorecer o mercado de trabalho da Baixada Fluminense no futuro.  

O curso de Introdução à Robótica, segundo o coordenador, em um primeiro momento foca em ensinar conceitos básicos sobre a plataforma Arduino e em seguida noções de programação. Até que o aluno seja capaz, com o auxílio dos instrutores, de construir pequenos projetos. “Na versão online, nós seguimos a mesma estratégia, com uma pequena diferença, os kits Arduino são substituídos pela ferramenta online Tinkercad. O aluno também tem acesso a todo o nosso material didático por meio de textos online e videoaulas explicando todo o conteúdo. Uma outra particularidade da versão online é que qualquer um, de qualquer lugar, pode participar do nosso curso”, explicou.

A bolsista do projeto Amanda de Andrade é monitora de Iniciação Científica e faz graduação em História na UFRRJ, mas como também é técnica em eletrônica compõe a equipe de Introdução à Robótica há quase um ano. Segundo a monitora, um dos papéis desempenhados pelo projeto é desmistificar as ciências exatas. “Normalmente estudantes do ensino fundamental e médio tendem a julgar essas áreas como complexas demais e não cogitam atuar nesse campo. Porém, ao longo do processo de aprendizagem a dinâmica entre as disciplinas que a robótica exerce, faz com que os alunos mudem a percepção e tenham uma compreensão mais ampla dessas áreas”, contou a estudante. A monitora também falou que participar desse processo de amadurecimento do indivíduo é a parte mais gratificante da sua atuação no projeto.

De acordo com monitora, a participação familiar nas aulas online também tem feito a diferença. Já que nas aulas presenciais só o aluno aprendia e agora com o formato online famílias inteiras acabam estudando e aprendendo juntas. Segundo a bolsista isso acaba sendo benéfico já que um membro da família acaba ajudando o outro.

Outra bolsista de Iniciação Científica que também é monitora do curso há 11 meses é Izamara Gonçalves Vitória, que faz graduação em Ciência da Computação na UFRRJ. Para a monitora o mais gratificante dessa experiência  é ver a difusão do conhecimento. “Ver a democratização do acesso a esses conteúdos tão ricos é o mais gratificante. Ver que o mesmo conteúdo é ministrado para pessoas de classes sociais diferentes, de forma gratuita, é sem dúvidas muito satisfatório”, explicou a bolsista.

Izamara Vitória também falou sobre a acessibilidade dentro do projeto. “O curso é aberto também para pessoas com deficiência. É interessante ver o preparo e o interesse do projeto em atender a essas pessoas. Como o curso é acessível e reinventado para que todos realmente sejam atendidos de forma digna. Essa é uma preocupação do projeto desde o modelo presencial, com a implantação das Casas da Inovação em locais distintos para atender a maior parte da população, visto que esse cuidado com a acessibilidade envolve diversos fatores. Este é um dos meus motivos para acreditar que este projeto é extremamente favorável e pertinente à população”, ressaltou a monitora. Vale lembrar, que o projeto atende pessoas com cegueira, baixa visão, deficiência intelectual, autismo e outras especificidades.

De acordo com a monitora, trabalhar na iniciativa também causou um impacto positivo nela, já que ela pode ver de perto outras realidades. “Isso me fez crescer. Enxergar o mundo com mais clareza, com um olhar mais humano, mais comprometido e com toda certeza de que a educação é poderosa”, relatou a bolsista.

 

Clique aqui para saber mais sobre as aulas online do +Casas da Inovação.

Clique aqui para acessar a página do projeto no Facebook. 

 

Comunicação Proext*


Postado em 23/07/2020 - 15:48 -

Notícias Relacionadas

Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em face à circulação da subvariante Ômicron BQ1
Suspensa a vacinação contra a covid-19 nos alojamentos
Comitê Covid-19 atualiza orientações à comunidade universitária
Medidas para o retorno seguro às atividades presenciais
Retorno ao presencial: procedimentos para situações emergenciais de saúde

Últimas Notícias

Skip to content