Em fevereiro, ocorreu mais uma etapa do projeto de cooperação internacional “Fortalecimento de práticas agroecológicas para o estabelecimento de sistema participativo de certificação no programa de fazendas ‘Naatangué’ no Senegal”. Na ocasião, especialistas brasileiros visitaram o país africano com o objetivo de orientar o estabelecimento da produção agroecológica nas unidades locais. O professor Antônio Carlos de Souza Abboud, do Instituto de Agronomia da UFRRJ, foi um dos participantes da missão, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
Os técnicos brasileiros visitaram as regiões de Séssene, Thiépp e Kolda, contando com o apoio da Agência Nacional de Integração e Desenvolvimento Agrícola (Anida) do Senegal, parceira local no projeto. Entre as atividades desenvolvidas, foram realizadas capacitações sobre práticas de manejo agroecológico, controle fitossanitário e uso de biofertilizantes.
Além do professor Abboud, representando a Universidade Rural, participaram da missão integrantes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) e a Pais Consultoria em Agroecologia Ltda.
Para mais informações, acesse matéria publicada pela ABC em abc.gov.br
E veja o que já publicamos sobre esse projeto nos links abaixo:
Agricultores senegaleses visitam UFRRJ
UFRRJ recebe missão de técnicos do Senegal
UFRRJ colabora com projeto de produção agroecológica no Senegal