Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > UFRRJ em detalhes

UFRRJ em detalhes

Coordenadoria de Comunicação disponibiliza o Catálogo Institucional 2019 com dados sobre a instituição e seus alunos em formato bilíngue

Por Fernanda Barbosa (CCS/UFRRJ)

Números e história. Elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social, o Catálogo Institucional 2019 reúne dados dos quatro câmpus da UFRRJ

Você sabia que a UFRRJ tem 24 mil estudantes de graduação (incluindo presenciais e a distância), cerca de 2 mil estudantes de pós-graduação e 1.200 servidores técnico-administrativos? Essas e outras informações sobre a Universidade estão agora disponíveis no Catálogo Institucional 2019,  produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social em formato bilíngue (português/inglês).

A publicação apresenta dados consolidados dos quatro câmpus da Universidade e pró-reitorias, conta um pouco da história da instituição, traz um resumo sobre sua infraestrutura, além de traçar um breve perfil dos estudantes a partir do Relatório Geral do Perfil Discente Ingressante no segundo semestre de 2018, elaborado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). Com base neste relatório, por exemplo, sabemos que 35% dos ingressantes 2018.2 têm renda bruta familiar de 1 a 2 salários-mínimos e que 56,6% ingressaram pelas cotas.

Mas o catálogo traz também informações de outros setores a partir de dados do final do ano de 2018. Na área de internacionalização, por exemplo, sabemos que, entre 2014 e 2018, 656 estudantes da UFRRJ participaram de programas de mobilidade internacional, tanto na graduação quanto na pós-graduação, graças a 40 acordos internacionais de cooperação.

Em assistência estudantil, o catálogo também traz informações relevantes: são 12 prédios de alojamento estudantil que oferecem 1.937 vagas. No Restaurante Universitário de Seropédica, 5 mil refeições diárias são oferecidas a 1.300 estudantes com comprovada vulnerabilidade econômica.

História e infraestrutura

No catálogo também podemos conhecer um pouco mais sobre a história da instituição. A UFRRJ teve suas origens na Escola Superior de Agricultura e
Medicina Veterinária (Esamv), criada em 20 de outubro de 1910. Sua primeira sede foi no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Somente em 1948, a Universidade foi transferida para as margens da Rodovia Rio-São Paulo (hoje, BR 465), em Seropédica.

Nas páginas da publicação, o leitor fica sabendo mais detalhes sobre as transformações provocadas pelo Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), como a criação de novos cursos em diversas áreas, inclusive de humanas, que mudaram o perfil da Universidade.

A seção de Infraestrutura traz ainda detalhes dos desafios institucionais na área, após a primeira década de 2010, quando a instituição triplicou seu número de alunos e ampliou o número de câmpus, enfrentando uma realidade multicampi que provocou diversos desafios de gestão.

Desafios na área da comunicação

O Catálogo Institucional 2019 faz parte de um projeto maior da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ que visa ampliar o número de publicações, produtos e serviços de comunicação institucional para atender a demandas de seus públicos interno e externo.

Dentro dessas iniciativas, além do catálogo bilíngue, a CCS criou o banco de dados de pesquisadores da instituição, o Rural Pesquisa; o novo site da Comunicação; o Portal do Servidor; o novo Boletim de Serviços; e vem reestruturando os websites internos da instituição em parceria com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/Propladi), como as páginas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e do câmpus de Nova Iguaçu. Além disso, vem criando uma nova identidade visual para toda a Universidade, com iniciativas também na área de design e criação de logomarcas internas.

Para acessar e baixar o catálogo, visite www.institucional.ufrrj.br/ccs/catalogo-institucional

Matéria originalmente publicada na página 5 do Rural Semanal 08/2019.


Postado em 10/09/2019 - 08:18

Últimas Notícias