Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Treinamentos para processos 100% digitais são realizados na UFRRJ

Treinamentos para processos 100% digitais são realizados na UFRRJ

A Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promoveram, nos dias 25, 27 e 28/7, treinamento para os servidores lotados nos câmpus de Seropédica, Três Rios e Nova Iguaçu. O tema girou em torno do projeto “100% Digital”, que pretende em breve encerrar a tramitação dos processos administrativos físicos na Universidade Rural, com a implantação paulatina do formato digital.

De acordo com o pró-reitor da Propladi, professor Roberto Rodrigues, a iniciativa é mais uma etapa do Projeto “Rural Sustentável”, cujo objetivo é a economia de papel e a agilidade na tramitação dos processos. Ele informou que, atualmente, os processos da UFRRJ são híbridos (papel e digital), tramitando eletronicamente e no formato físico.

O projeto “Rural Sustentável” começou a ser implantado há cerca de um ano e meio, na modalidade híbrida e agora a intenção é implantar apenas a tramitação processual no formato 100% digital.

O Pró-reitor considera que “a iniciativa da tramitação processual digitalizada só vai ensejar consequências benéficas para a comunidade acadêmica, pois vai propiciar maior rapidez na tramitação processual, eliminando a demora característica dos processos físicos, que muitas vezes têm sua tramitação atrasada em razão da remessa do malote de um câmpus para outro”.

A partir de 1º de julho, a tramitação digital na UFRRJ está sendo aplicada a 16 processos. A título de experimentação, foi implantado um modelo piloto, o “afastamento para o exterior” cujo tempo de tramitação reduziu-se de um mês e meio para uma semana, a partir do formato digital.

Durante o treinamento no câmpus de Nova Iguaçu, o técnico da Cotic/Propladi, André Oliveira, mostrou a utilização das ferramentas do sistema. Ele garantiu aos servidores que o uso do programa é simples, de rápida assimilação, pois as telas são mnemônicas, ou seja, fáceis de lembrar.

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) com Ricardo Portugal (jornalista do Instituto Multidisplinar)

Treinamento 100% digital no câmpus Seropédica, com a presença do reitor Ricardo Berbara

Treinamento em Seropédica

Treinamento 100% digital no câmpus Nova Iguaçu