Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Sobre o funcionamento da internet da UFRRJ

Sobre o funcionamento da internet da UFRRJ

Nota da Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi/UFRRJ)

A rede de internet da UFRRJ tem apresentado diversos problemas durante este verão de 2019. A Propladi esclarece que a maioria destes eventos foi provocada pelos fornecedores da instituição e não por problemas internos.

A rede de dados da UFRRJ é dividida em duas partes: 1) A rede de distribuição interna; e 2) A rede de recebimento e transmissão de dados. E ambas só funcionam com energia elétrica.

1) A rede interna é de domínio e gerência da UFRRJ, e estamos trabalhando constantemente na melhoria da captação e transmissão dos dados, com as seguintes ações:
a. Sobre o Datacenter, foram adquiridos equipamentos com capacidade suficiente para rodar todos os nossos sistemas. Além disso, estamos planejando a aquisição de aparelhos para a ampliação do alcance da rede sem fio e equipamentos de redundância para os serviços de rede. Por isso, estamos com ações de melhoria da parte elétrica interna.
b. Nesse sentido, foi finalizada a obra de reforma e modernização da subestação elétrica da Cotic e em breve vamos iniciar parte da reforma da distribuição elétrica interna do espaço.
c. A infraestrutura da fibra ótica foi toda reconstruída na parte que vai do P1 até o almoxarifado, passando pelos seguintes institutos: ICE, ICHS, ICSA, IE, IZ, IV. Já estamos no segundo verão sem rompimento de fibra neste trajeto.
d. Para a fibra ótica que abrange os institutos ICBS, IV, IA e IF, ainda estamos elaborando a melhor estratégia para modernizar a infraestrutura. A instituição possui um contrato de manutenção da fibra ótica, o que reduziu o tempo de resolução dos problemas de rompimento.

2) A rede de recebimento e transmissão de dados (rede externa) da UFRRJ é feita pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). A RNP faz a distribuição de dados via fibra ótica para toda a rede de ensino universitário do Rio de Janeiro. O Datacenter da RNP fica na Praia Vermelha, bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Neste local, existe uma rede de fibra ótica que transmite os dados para instituições, incluindo a UFRRJ, ou seja, a infraestrutura começa na zona sul, atravessa boa parte do município do Rio de janeiro, até chegar ao câmpus Seropédica. Devido a este longo trajeto, qualquer rompimento da fibra deixa a Universidade sem internet. A RNP contratou a empresa Algar Telecom para operar o link. Quando temos problemas de transmissão dos dados provocados pela rede RNP, a Rural abre chamado na Algar, que tem até quatro horas para dar um posicionamento.

Energia elétrica para o funcionamento da Datacenter da UFRRJ – A energia elétrica é fornecida pela Light S.A. e, no período de verão, constantemente tem o serviço interrompido. A interrupção é muito prejudicial aos aparelhos do Datacenter, que precisa ser desligado. A subestação tem um gerador que, nos últimos anos, vem apresentando problemas de funcionamento. E a manutenção não tem sido suficiente. Dessa forma, estamos finalizando documentação para compra de um novo e mais moderno gerador.

 

Postado em 19/03/2019 – 08:39


Postado em 22/03/2019 - 08:39

Notícias Relacionadas

Protocolo para falta de luz no câmpus de Seropédica

Fórum de Planejamento será realizado em agosto na UFRRJ

Propladi convoca estudantes para colaborar com o Plano de Desenvolvimento Institucional

Capacitação para o Sistema SIPAC – Protocolo e Memorandos Eletrônicos

Capacitação para o Sistema SIPAC – Memorandos Eletrônicos e Protocolo

Últimas Notícias