Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Servidores participam de treinamento sobre o SIGAA

Servidores participam de treinamento sobre o SIGAA

A abertura do treinamento foi feita pelo reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara (foto: Cleiton Bezerra / PROGRAD)

A Prograd concluiu treinamentos do Módulo Graduação no sistema SIGAA, com as Chefias de Departamento e as Coordenações de Curso. No dia 6, a atividade foi realizada no Instituto Multidisciplinar (IM), câmpus Nova Iguaçu. Em seguida, no dia 10, foi a vez do Instituto Três Rios (ITR) receber o treinamento, no Auditório. Por fim, no dia 12, o câmpus Seropédica sediou a capacitação, que foi feita no Auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT).

O reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, fez a abertura do treinamento no câmpus Seropédica e falou sobre a situação orçamentária da Universidade, assim como sobre a captação de recursos e os investimentos que serão feitos na instituição durante o ano de 2019. “A Universidade está sob controle, do ponto de vista orçamentário e de custeio”, destacou Berbara.

O reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, destacou que o novo desafio na instituição é reter e diminuir a evasão estudantil (foto: Cleiton Bezerra / PROGRAD)

Em seguida, o reitor apresentou o novo desafio na instituição: reter e diminuir a evasão estudantil. Para isso, pediu a colaboração de todos, em um esforço coletivo. “Não interessa a nenhum de nós só cortar fita (em inaugurações). Uma universidade, sim, se faz com estruturas físicas, mas se faz principalmente com estudantes. Se esses estudantes estão evadindo, nós estamos fazendo alguma coisa muito errada”, ressaltou.

Propladi e Prograd

O pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, Roberto Rodrigues, falou sobre o impacto que o novo sistema trará à instituição e destacou o aumento da eficiência dos processos da UFRRJ com o SIGAA. “Falem com os professores de suas unidades para não errar no lançamento das notas, pois o sistema fechará dia 28, não havendo prorrogação”, destacou.

A mesa de abertura do treinamento foi composta pelos pró-reitores Roberto Rodrigues (Propladi) e Joecildo Rocha (Graduação), além do reitor Ricardo Berbara (foto: Cleiton Bezerra / PROGRAD)

Em seguida, o pró-reitor de Graduação, Joecildo Francisco Rocha, ressaltou que a Prograd está e estará à disposição para auxiliar no processo de adaptação e inserção de dados no novo sistema.

O SIGAA já está em execução integral no Colégio Técnico (CTUR) e na UFRRJ-Campos, assim como em algumas pró-reitorias: Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), Assuntos Admnistrativos (Proad) e Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Segundo o reitor, a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) será a próxima a receber o sistema e, por fim, a Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf) – isso tudo nos próximos meses.

Treinamento

Transparência, diminuição no uso de papeis, integração de sistemas e informações: estes são alguns dos benefícios que acompanham a chegada do SIGAA. Em relação à vida do estudante, o mesmo passará a ter um domínio maior sobre sua história na instituição, assim como facilitará o acesso à informação para toda a comunidade acadêmica.

O assessor especial de Assuntos Acadêmicos da Graduação, Leonardo Torres, conduziu o treinamento. A atividade teve como foco mostrar o funcionamento do sistema e tirar dúvidas sobre alguns processos relativos à graduação como, por exemplo, detalhes do Calendário de Matrículas 2019.1; solicitação de novas turmas; gerenciamento de solicitação de turmas; e cadastro de planos de matrícula.

O assessor especial de Assuntos Acadêmicos da Graduação, Leonardo Torres, conduziu o treinamento (foto: Cleiton Bezerra / PROGRAD)

A convocação para os treinamentos havia sido feita pela Prograd, por meio de memorandos encaminhados para chefes de Departamento e diretores dos Institutos (em 27 de novembro), e para diretores dos Institutos e coordenadores de Curso (em 3 de dezembro).

Por Cleiton Bezerra / Assessoria de Comunicação da PROGRAD

Postado em 13/12/2018 - 11:57