Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Seminário sobre Formação de Professores discute novas Diretrizes Curriculares Nacionais

Seminário sobre Formação de Professores discute novas Diretrizes Curriculares Nacionais

3o Seminário Formação de Professores - Milena Antunes (11)

Auditório durante a abertura. Na mesa (da esq. para dir.): a pró-reitora de Graduação, Lígia Machado e a reitora Ana Dantas (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)

Na última sexta-feira (14), aconteceu o 3º Seminário sobre Formação de Professores no Salão Azul do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica.  O evento, que foi uma realização da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Pró-Reitoria de Graduação, teve o objetivo de promover debates sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a formação de professores da Educação Básica.

A mesa de abertura, às 9h, foi composta pela reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas Soares, e pela pró-reitora de Graduação, Lígia Machado. Antes da apresentação dos palestrantes, a pró-reitora falou sobre a importância da discussão dessa pauta e o porquê do convite aos professores convidados.

“São pessoas que desejamos que estivessem aqui para que pudessem trazer essa contribuição e permitir a nós professores e estudantes da Universidade avançar com essa discussão. Conversava mais cedo com esses professores, da minha preocupação em relação à educação no ensino de Seropédica que vive um não cumprimento de um plano de carreira que foi historicamente construído”, afirmou Lígia Machado. “Acho que é papel da Universidade realizar e aprofundar esse diálogo e tentar se posicionar nesse contexto tão adverso.”

3o Seminário Formação de Professores - Milena Antunes (20)

Professora da Unirio, Malvina Tattman durante palestra (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)

A mesa de palestras foi iniciada na sequência, cuja composição foi formada pela professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Malvina Tuttman e pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Jorge Najjar. Em sua palestra, Malvina, que deixou claro seu amor pela profissão, discutiu sobre o processo de definição das DCNs, seus destaques e a importância de entender as especificidades de cada escola. Para a professora, esta é a profissão que mais dignifica o ser humano, e por isso a importância de não aceitar a precarização desta e lutar pela valorização dos profissionais da educação.

“Nós temos como missão valorizar a nossa profissão e não aceitar a precarização dela, não é qualquer pessoa, por mais brilhante que seja, que pode a qualquer momento chegar e dar aula”, disse Malvina.

Ela encerrou sua fala com uma citação de Paulo Freire:

“Ao falar com tamanha esperança da possibilidade de mudar o mundo, não quero dar a impressão de ser um pedagogo lírico ou ingênuo, reconheço os enormes empecilhos que a nova ordem impõe a pedaços mais frágeis do mundo, reconheço a realidade, reconheço os obstáculos, mas me recuso acomodar-me em silencio ou simplesmente tornar-me o eco macio, envergonhado ou cínico, do discurso dominante”.

3o Seminário Formação de Professores - Milena Antunes (31)

Professor da Uff, Jorge Najjar fala sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (Foto: Milena Antunes/Assessoria Prograd)

Dada a vez a Jorge Najjar, a discussão continuou. Ele abordou sobre a necessidade de vencer a dicotomia de formação inicial e continuada, sobre as Leis de Diretrizes e Base da Educação (LDB) e sobre a PEC 241 que vai congelar os gastos da educação pelos próximos 20 anos, que muda essas leis de Educação Básica.

Jorge também falou sobre as Diretrizes de Formação de Professor em Nível Superior para Educação Básica, que aponta para uma ideia de escola que é a contrária da PEC 241 e da medida provisória do Ensino Médio.  

Antes de encerrar o Seminário, os professores abriram a discussão para perguntas ao público presente. Gratificados pela presença da professora da Unirio, Malvina Tuttman, perguntamos a ela, em sua opinião, qual a colaboração deixada por essa discussão dentro do cenário da Universidade.

“É fundamental encontros como esses em que estudantes e profissionais da educação podem dialogar, refletir, aprofundar ideias e construir uma ou várias propostas de fortalecimento da formação profissional. Hoje, por exemplo, falamos da formação de professores, mas isso se estende. É importante refletir, tomar e entender a universidade como um centro de reflexão sobre o país, sobre a representatividade de cada um, enquanto cidadão e cidadã desse país. E não só refletir, mas analisar com essa reflexão a prática e encontrar caminhos que possam dar maior sustentabilidade a formação de cada um e com isso a transformação do nosso país”, apontou a professora.

 

Por Milena Antunes

Postado em 20/10/2016 - 08:37 -

Últimas Notícias

Skip to content