Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Semana de Química movimenta a Rural

Semana de Química movimenta a Rural

XI Semaqui integrou o curso em uma programação que se dividiu em atividades no Instituto de Química e no Pavilhão Central

 

Por Yago Monteiro (*)

 

Auditório Gustavo Dutra (Pavilhão Central) recebeu palestras da XI Semaqui

Aconteceu, entre os dias 10 e 13 de junho, a XI Semana Acadêmica de Química (Semaqui) da UFRRJ. Este ano o tema do evento foi ‘Química e Medicina em foco: um debate sobre a interdisciplinaridade e divulgação científica no contexto universitário para a sociedade’. Durante o evento, ocorreram diversas palestras, workshops, minicursos e mesas de debate. Os alunos envolvidos também organizaram uma campanha de doação de sangue, que foi realizada em 19 de junho, no Auditório da Biblioteca Central.

 

Segundo uma das organizadoras do evento, a estudante de Química Mariana Brum, existe uma grande importância no evento pela divulgação do que é produzido na Universidade. “A Semana Acadêmica é uma forma de integrar os alunos do curso e mostrar principalmente o que se produz na Química da Rural, pois tivemos alunos do curso de pós-graduação apresentando seus trabalhos e professores realizando palestras sobre diversos assuntos. Todos envolvendo o tema central da semana’’, destacou.

 

Outro ponto importante da Semaqui foram as palestras voltadas para a área de educação, já que também há licenciatura em Química na Rural. As apresentações levantaram a questão da interdisciplinaridade e da divulgação científica.

 

Dentre as palestras, destacam-se ‘Perspectivas, desafios e oportunidades para a Química Medicinal do século XXI’, ministrada pelo professor Arthur Eugen Kümmerle (Instituto de Química/UFRRJ); ‘Ensino de Química para deficientes visuais’, realizada pela professora Ana Paula Sodré da Silva Estevão (Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ); e ‘As leishmanioses: a doença e a busca por novos agentes quimioterápico’, que teve como palestrante a professora Aurea Echevarria Aznar Neves Lima (UFRRJ).

 

Minicursos da Semana de Química unem teoria e prática de ensino

Aliando a teoria com a prática do ensino, foram ministrados diversos minicursos durante a Semana. Um deles foi o ‘Ensinando Química através do Teatro’, oficina apresentada pelo professor Leonardo Moreira (UFRJ, câmpus Macaé).

 

Segundo o professor, a ideia da oficina é trazer algumas informações e fazer com que as pessoas possam experimentar o teatro como uma possibilidade didática para aprender conceitos, além de discutir assuntos sobre ciência, tecnologia e sociedade.

 

Leonardo destacou a importância no processo educacional: “Esse tipo de trabalho é importante para fomentar aprendizados que possam resultar em melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Envolve a divulgação científica e objetos de pesquisa para desenvolvimento em pós-graduação’’.

 

(*) Bolsista de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)


Postado em 21/06/2019 - 11:43

Notícias Relacionadas

Educação financeira é tema de palestra para servidores

Auditora da CGU faz palestra sobre integridade no serviço público

Integridade no Serviço Público é tema de palestra nesta quarta (19/6)

Fórum dos Técnicos debate deliberação de estágios probatórios

Câmpus CG promove IV Reunião Técnica de Manejo de Pastagens

Últimas Notícias