Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Rural participa de projeto com chefs e pequenos agricultores

Rural participa de projeto com chefs e pequenos agricultores

Com o apoio de docentes e residentes de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o projeto A.Ch.A (articulação de Chefs e agricultores) foi assinado no último dia 2 de maio. Para comemorar a parceria, será realizado um evento de lançamento no dia 17 de maio, às 15h, em Botafogo, Rio de Janeiro.

A iniciativa nasceu após a realização de duas edições da “Degustação de tomates orgânicos da UFRRJ”, em 2016 e 2017. Visando aproximar ecochefs da agricultura familiar, foram apresentadas 35 variedades do fruto, algumas selecionadas para distribuição de sementes a pequenos cultivadores.

A ideia é criar um novo modelo de negócio, com ideias sustentáveis e custos abertos, que transfere o risco financeiro da produção dos agricultores para os chefs que, em contrapartida, ficam com eventuais excedentes de produção, além da chance de construírem um programa de grande relevância social em parceria com a universidade.

O A.Ch.A iniciará o cultivo com oito variedades de tomares inéditos no Brasil e tem a expectativa de colheita de 1 tonelada de tomates orgânicos, que serão distribuídos entre agosto e novembro de 2018.

CCS/Com informações de Antonio Abboud (IA)

Postado em 09/05/2018 - 15:02